Economia

Governo indica Galípolo, braço direito de Haddad, para diretoria mais importante do BC

08 maio 2023, 12:52 - atualizado em 08 maio 2023, 12:52
Fernando Haddad
Ministro da Fazenda, Fenando Haddad, anuncia Gabriel Galípolo para cargo de diretor do BC (Imagem: Agência Brasil)

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (8) os nomes dos futuros diretores do Banco Central (BC). Gabriel Galípolo será o indicado do governo para ocupar o cargo de diretor de Política Monetária, enquanto Ailton Aquino assumirá a vaga de diretor de Fiscalização.

“Penso que a coordenação (das políticas monetária e fiscal) vai ser favorecida por essa indicação”, disse Haddad a jornalistas.

O anúncio foi visto como uma jogada estratégica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já que Galípolo é o atual secretário executivo da Fazenda, considerado o segundo em comando na equipe econômica. A diretoria de Política Monetária é considerada a posição mais importante do BC depois da presidência.

Ailton Aquino, por sua vez, é um funcionário de carreira do BC, com mais de 25 anos de experiência na instituição. A nomeação dos novos diretores ainda precisa ser aprovada pelo Senado Federal.

Quem é Gabriel Galípolo?

Com passagens pelo setor público e financeiro, o economista Gabriel Galípolo será o próximo diretor de Política Monetária do Banco Central.

Mestre em Economia Política pela PUC-SP, mesma universidade onde se formou em Ciências Econômicas e já lecionou, Galípolo presidiu o Banco Fator entre 2017 e 2021. Antes disso, trabalhou na Secretaria Estadual de Economia e Planejamento de São Paulo, na gestão de José Serra.

Hoje, é o secretário executivo do Ministério da Fazenda. Além disso, atuou como professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), pesquisador do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais).

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar