Governo federal estrutura programa de títulos verdes para transportes
O Ministério da Infraestrutura anunciou nesta quarta-feira um programa de certificação de títulos “verdes” de dívida para investimentos em ativos de infraestrutura de transportes e focado inicialmente em ferrovias.
O programa envolve as futuras concessões da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), da Ferrogrão e da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), informou o ministério, estimando investimentos de 14,3 bilhões de reais nas três malhas.
O programa foi criado em parceria com a o Climate Bond Initiative (CBI), organização inglesa especializada em selos verdes, que certificam captações de recursos para investimentos em projetos considerados como sustentáveis.
O governo espera que os leilões das três ferrovias ocorra entre este ano e 2021, começando pela Fiol, e que os projetos já estejam certificados com selo verde para captação de recursos.
Segundo a pasta, uma vez certificados, os projetos passam a ter certos critérios para serem implementados, como emissão de menos de 25 gramas de gás carbônico por tonelada/quilômetro transportado. A carga total transportada pela ferrovia também tem que ser de menos de 50% de combustíveis fósseis.