Governo estuda lançar títulos públicos para financiar programas sociais
O governo Lula estuda lançar títulos públicos para financiar programas sociais, inspirados nos títulos verdes que deve emitir em setembro, cujo objetivo é captar recursos para projetos de proteção ambiental. A informação é da Folha de S.Paulo.
Segundo o jornal, os títulos sociais financiariam programas de combate à pobreza e à desigualdade. Não há detalhes, contudo, de que programas seriam financiados com tais papéis, nem como seria a remuneração dos investidores que decidissem comprá-los.
O governo avalia que os títulos verdes têm mais apelo para os investidores, já que as pautas ambientais tornaram-se urgentes, diante da ameaça de aceleração do aquecimento global e de eventos climáticos extremos.
Títulos verdes: Expectativa de captação relevante
De acordo com a Folha, se a emissão desses papéis for bem-sucedida, a equipe econômica se concentrará na estruturação dos títulos sociais. Na quinta-feira (24), o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, declarou que o governo espera uma captação “relevante” com os títulos verdes – algo acima de US$ 1 bilhão.
Esta será a primeira emissão de títulos verdes realizada pelo Brasil. Ainda na quinta-feira, Ceron afirmou que esta é “a emissão externa mais aguardada do mundo”, já que o Brasil é um dos países mais pressionados na questão ambiental, após o aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia nos últimos anos.
O objetivo do governo é que os papéis verdes sirvam de vitrine do país para o mundo e aumentem o compromisso de diversos agentes econômicos com a pauta ambiental, sob o risco de o Brasil perder investidores e recursos nos próximos anos.