Governo encaminha ao Senado indicações para diretoria do BC; comissão sinaliza sabatinas “céleres”
O governo encaminhou a indicação dos nomes de Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino Santos, para comporem a diretoria do Banco Central, ao Senado, a quem cabe apreciar as nomeações, de acordo com o Diário Oficial da União desta terça-feira.
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, responsável pela sabatina dos indicados, marcará essas audiências de forma célere, mas sem “atropelos nem açodamentos”, disse em nota o presidente do colegiado, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).
Ainda não está claro se os nomes poderão ser aprovados a tempo da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em 20 e 21 de junho. Após serem avaliados na CAE, os nomes precisarão receber o crivo do plenário do Senado.
No início de maio o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que seu secretário-executivo, Gabriel Galípolo, seria indicado para a diretoria de Política Monetária do Banco Central. Santos, servidor de carreira do BC, foi indicado para a diretoria de Fiscalização do órgão.
Essas foram as primeiras nomeações de Luiz Inácio Lula da Silva para o BC, que sob a lei da autonomia tem agora mandatos de presidente e diretores fixos e não coincidentes com o mandato do presidente da República.