Governo eleva projeção do PIB para 3,2% e da inflação para 4,25% em 2024
A Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Fazenda, elevou a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 de 2,5% para 3,2%, mostra o Boletim Macro divulgado nesta sexta-feira (13).
Já para 2025, a projeção para o crescimento econômico brasileiro caiu de 2,6% para 2,5%.
Os ajustes vêm após o PIB crescer 1,4% e totalizar R$ 2,9 trilhões no segundo trimestre de 2024 (2T24).
- Prévia do PIB recua 0,40%; como isso afeta seus investimentos? Veja o que diz o analista Matheus Spiess no Giro do Mercado.
O ministro Fernando Haddad já havia antecipado que o governo iria revisar a projeção oficial a economia para pelo menos 3%, tratando esse patamar como um “piso” que está “praticamente contratado”.
O ministro afirmou que, com o desempenho positivo, o governo está acompanhando a evolução do mercado de trabalho, mas ponderou que observa uma alta nos investimentos do país — o que poderia minimizar pressões inflacionárias.
Inflação mais alta
O Boletim do SPE também indicou uma deterioração na visão do governo para a inflação.
A expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano subiu de 3,9% para 4,25%. Já para o ano que vem, o governo vê uma alta de 3,4% — antes, a aposta era de 3,3%.
No começo desta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação de agosto caiu 0,02% — apontando para uma desaceleração em relação à alta de 0,38% apurada em julho. Essa foi a primeira deflação registrada desde junho de 2023.