Economia

Governo eleva projeção do PIB para 3,2% e da inflação para 4,25% em 2024

13 set 2024, 15:06 - atualizado em 13 set 2024, 15:24
brasil pib selic inflação
Governo elevou as projeções do PIB da inflação para 2024 (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Fazenda, elevou a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 de 2,5% para 3,2%, mostra o Boletim Macro divulgado nesta sexta-feira (13).

Já para 2025, a projeção para o crescimento econômico brasileiro caiu de 2,6% para 2,5%.

Os ajustes vêm após o PIB crescer 1,4% e totalizar R$ 2,9 trilhões no segundo trimestre de 2024 (2T24).

O ministro Fernando Haddad já havia antecipado que o governo iria revisar a projeção oficial a economia para pelo menos 3%, tratando esse patamar como um “piso” que está “praticamente contratado”.

O ministro afirmou que, com o desempenho positivo, o governo está acompanhando a evolução do mercado de trabalho, mas ponderou que observa uma alta nos investimentos do país — o que poderia minimizar pressões inflacionárias.

Inflação mais alta

O Boletim do SPE também indicou uma deterioração na visão do governo para a inflação.

A expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano subiu de 3,9% para 4,25%. Já para o ano que vem, o governo vê uma alta de 3,4% — antes, a aposta era de 3,3%.

No começo desta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação de agosto caiu 0,02% — apontando para uma desaceleração em relação à alta de 0,38% apurada em julho. Essa foi a primeira deflação registrada desde junho de 2023.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar