Política

Governo eleva a 1,9% projeção para o crescimento do PIB em 2023, diz Reuters

18 maio 2023, 13:26 - atualizado em 18 maio 2023, 13:27
Apostas, Ministério da Fazenda, Arcabouço fiscal
A estimativa oficial para o Produto Interno Bruto tem impacto sobre a programação orçamentária do governo (Imagem: EDU ANDRADE/Ascom/MF)

O Ministério da Fazenda vai elevar sua projeção oficial para o crescimento do PIB este ano para 1,9%, de 1,6% estimado em março, afirmaram duas fontes com conhecimento do assunto à Reuters.

A projeção para o crescimento da atividade em 2024 será mantida em 2,3%.

A estimativa oficial para o Produto Interno Bruto tem impacto sobre a programação orçamentária do governo. A Fazenda deve divulgar, na segunda-feira, uma reprogramação das receitas e despesas do Orçamento de 2023.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Economistas de mercado projetam um crescimento de 1% do PIB este ano, com alta de 1,4% em 2024, segundo o mais recente relatório Focus do Banco Central.

Embora menos otimistas que o governo, os economistas revisaram seus números para cima nas últimas semanas, antecipando desempenho mais forte do que o esperado no setor agrícola e resiliência no setor de serviços.

No entanto, o Banco Central, que anteriormente projetava alta de 1,2% do PIB neste ano, afirmou recentemente que o cenário econômico geral não sofreu mudanças significativas, antecipando um crescimento mais vigoroso no primeiro trimestre, impulsionado principalmente pela produção agrícola, seguida de moderação na atividade econômica.

Procurado pela Reuters, o Ministério da Fazenda não se manifestou imediatamente sobre os números.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar