Governo dos EUA fica em silêncio com prazo para aumentar teto da dívida perto do fim
A Casa Branca e republicanos do Congresso norte-americano que negociam elevar o teto da dívida federal de 31,4 bilhões de dólares ficaram em silêncio neste sábado (20), após reuniões na sexta-feira (10) falharem, e o presidente Joe Biden disse no Japão que acredita que um calote pode ser evitado.
Uma reunião terminou no fim da sexta-feira sem nenhum lado citar progressos e com negociadores dizendo que não tinham certeza de quando novos encontros seriam realizados.
Faltam menos de duas semanas para 1º de junho, quando o Departamento do Tesouro alertou que o governo federal pode ficar incapaz de pagar todas suas dívidas. Isso geraria um calote que pode causar caos nos mercados financeiros e aumentar as taxas de juros.
“Eu ainda acredito que seremos capazes de evitar um calote e vamos conseguir fazer algo decente”, disse Biden a repórteres em Hiroshima, no Japão, onde participa de reunião dos líderes do G7.
Os republicanos estão pressionando por cortes de gastos em troca do aumento do limite de crédito auto-imposto do governo, uma medida que é exigida regularmente para cobrir os custos de gastos e cortes de impostos aprovados anteriormente por parlamentares.