Criptomoedas

Governo do Irã legaliza Bitcoin e criptoativos

23 jul 2019, 17:00 - atualizado em 23 jul 2019, 12:23
Bandeira do Irã
O Irã vem tentando tirar vantagem da sua energia barata e na disrupção das criptomoedas para contornar as sanções impostas pelos EUA (Imagem: Pixabay)

De acordo com um post da Câmara de comércio e indústria iraniana, o governador do Banco Central do Irã, Abdolnaser Hemmati, a comissão econômica do governo iraniano aprovou uma medida que permite a extração de criptomoedas no país, o que será discutido posteriormente em uma reunião de gabinete para um exame mais detalhado. Leia mais sobre o mercado de criptomoedas iraniano aqui.

Na mesma linha, o vice-ministro da Energia, Homayun Haeri, afirmou que sua equipe trabalhará na criação de um plano para ajustar as tarifas de eletricidade às fazendas de mineração, que serão posteriormente discutidas com outros ministérios e submetidas à aprovação.

As sanções dos EUA sobre o programa nuclear do Irã parecem estar afetando gravemente a liberdade financeira e bancária de seus cidadãos. Esta poderia ser a razão pela qual os iranianos têm se voltado para criptomoedas como o Bitcoin para armazenar com segurança sua riqueza e transacionar internacionalmente.

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
cryptowatch@moneytimes.com.br
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.