AO VIVO: Ministério da Economia comenta projeções do governo para PIB e inflação
O ministro da Economia, Paulo Guedes, abre uma coletiva virtual de imprensa que apresenta a grade de parâmetros macroeconômicos, que inclui estimativas sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e inflação, feita pela Secretaria de Política Econômica (SPE).
Na sequência, o secretário de Política Econômica, Pedro Calhman, comenta os dados.
Também participam da coletiva o subsecretário de Política Macroeconômica da SPE, Fausto Vieira, e o subsecretário de Política Fiscal da SPE, Bernardo Borba de Andrade.
O Ministério da Economia piorou as projeções oficiais para o desempenho da inflação, embora ainda se mantenha mais otimista do que o mercado, e deixou inalteradas as estimativas para a atividade econômica neste ano e em 2023.
Para a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a estimativa da equipe econômica subiu para 7,90% em 2022, contra 6,55% da projeção feita em março. Para 2023, o patamar subiu de 3,25% para 3,60%.
O centro da meta de inflação é de 3,5% neste ano e 3,25% no próximo, nos dois casos com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos.
Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), foi mantida a estimativa do governo de uma alta de 1,5% este ano. Para 2023, a projeção seguiu em 2,5%.
As estimativas fazem parte do boletim usado como base para os cálculos do relatório bimestral de receitas e despesas, a ser divulgado na sexta-feira, que avalia o cumprimento da meta fiscal e do teto de gastos.
*Com informações da Reuters
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!