Governo discute com indústria ações para redução voluntária na demanda por energia
O Ministério de Minas e Energia teve reunião com representantes de segmentos da indústria nesta sexta-feira para discutir possíveis ações que seriam adotadas para redução voluntária da demanda por parte de empresas com grande consumo de eletricidade.
As conversas ocorrem em meio a uma crise hídrica histórica que tem pressionado o sistema de geração do Brasil, fortemente dependente de hidrelétricas.
A pasta disse em nota que vai liderar esforços visando “soluções emergenciais e estruturais” para essas medidas, conhecidas como “resposta da demanda” entre técnicos do setor.
No encontro, a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) propôs “elaboração de um plano de ação com propostas que possam contribuir para a capacidade de resposta da indústria e para aumentar as ações de eficiência energética”, segundo o ministério.
Já a Abrace, que representa indústrias com grande consumo elétrico, “destacou a importância de se buscar mecanismos voluntários” para que o setor reduza sua demanda, “sem afetar a competitividade”.