Combustíveis

Governo descarta acordo e estados tem 5 dias para responder proposta sobre ICMS; veja os pontos

14 jul 2022, 7:24 - atualizado em 14 jul 2022, 7:24
Combustível
União não aceitou sugestão de estados e fez nova proposta que deve ser respondida em 5 dias (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes deu cinco dias para estados e Distrito Federal se manifestarem sobre contraproposta de acordo apresentada pelo Governo Federal sobre ICMS nos combustíveis.

Na terça-feira (12), a proposta feita pelos governadores foi descartada pela União com base em uma nota técnica do Ministério da Economia que alertava que a sugestão dos estados prejudicaria a redução da inflação.

Em sua proposta, a União sugeriu a implementação de um plano de monitoramento que começaria em março de 2023. Apenas os estados que registrassem queda relevante de arrecadação teriam suas situação reportadas ao Congresso. Caberia ao Legislativo deliberar sobre os casos específicos.

Outra sugestão da União é que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) elabore um parecer que oriente os governadores quanto à aplicação das leis que instituem a alíquota única e limitam o ICMS à 17% a 18%.

Na proposta enviada pelos estados foi pedido o fim da alíquota única, tributação do diesel segundo média dos últimos 60 meses e tributação dos serviços de energia, telecomunicação, transporte coletivo e gás natural a partir de 2024 pela alíquota modal.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!