Governo de São Paulo lança Remédio Agora, aplicativo para agendar retirada de medicamentos
O governo de São Paulo lançou nesta sexta-feira (13) um aplicativo inédito ligado ao setor farmacêutico. Batizado de “Remédio Agora”, a plataforma permite que pacientes agendem data e hora para retirar medicamentos nas Farmácias de Medicamento Especializado – conhecidas popularmente como farmácias de alto custo.
“Esse aplicativo moderno e inovador vai agilizar a retirada dos medicamentos de alto custo nas farmácias públicas. Vamos reduzir o tempo médio de espera ao limite de 15 minutos”, disse o governador do estado, João Doria.
O piloto está em andamento desde agosto na unidade instalada no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Maria Zélia, localizado em Belenzinho, zona Leste da capital paulista, e já registra mais de 2 mil adesões e 2,2 mil agendamentos. O governo espera expandir o serviço aos poucos para as demais 37 farmácias espalhadas pelo estado.
Como usar o aplicativo?
Após cadastrar os dados pessoais, o usuário do aplicativo seleciona os remédios que utiliza e programa sua ida à farmácia para retirá-los. Chegando no estabelecimento, basta clicar no botão digital “cheguei” do aplicativo ou confirmar sua presença por meio de totens instalados nas próprias farmácias.
Disponível na Google Play e em breve na App Store também, o aplicativo permite acesso somente à unidade em que o paciente retira seus medicamentos. Pais ou responsáveis também podem utilizar o serviço, desde que tenham autorização formal.
“O app vai permitir que pacientes e seus familiares sejam informados, previamente, por meio de notificação, sobre a disponibilidade do medicamento, onde está e em que horário pode ser retirado. É uma atenção humanitária e correta aos usuários”, complementou o governador.
Usuários conseguem agendar a renovação do pedido. Assim, será possível cadastrar a data de retorno à farmácia para apresentar documentos pessoais, exames e receita atualizada para a nova solicitação.
“Trata-se de uma mudança de processo que passa pela comunicação e engajamento do paciente, com vantagens tanto para o cidadão quanto para as equipes das farmácias e a gestão, otimizando a assistência e a saúde pública, de modo geral”, afirmou José Henrique Germann Ferreira, Secretário de Estado da Saúde.
Vale lembrar que o paciente precisa ter realizado uma primeira retirada na farmácia, pois o cadastro também requer o código do Recibo de Dispensação do Medicamento (número localizado no canto inferior direito do documento entregue na unidade). O agendamento deve ser feito durante o intervalo de 30 dias para retorno, com uma margem de até três dias antes e três dias depois.
O aplicativo foi desenvolvido gratuitamente pela empresa Duosystem, especializada em inteligência e inovação e saúde, em parceria com a Prodesp.