Governo de El Salvador será investigado por aquisições de bitcoin e caixas eletrônicos
O Tribunal de Contas de El Salvador irá investigar uma denúncia sobre a aquisição de bitcoin (BTC) pelo governo local, além do processo de fabricação de caixas eletrônicos de bitcoin (BTMs).
Em 10 de setembro, o Tribunal de Contas — responsável por supervisionar o gasto público do país — afirmou ter recebido uma queixa do grupo que está a favor de direitos humanos e transparência chamado Cristosal.
Caso a queixa seja aceita, um relatório de análise jurídica será elaborado e encaminhado à Coordenação Geral de Auditorias, a fim de entender como o governo salvadorenho financiou e realizou as iniciativas relacionadas ao bitcoin.
#ElSalvador | La Corte de Cuentas de la República nos ha notificado la admisión de la denuncia que interpusimos como Cristosal el 10 de este mes, para realizar examen de auditoría a la ejecución del fideicomiso Bitcoin. Compartimos fragmento del documento recibido. 👇 pic.twitter.com/FXlkrWhCD3
— Cristosal Centroamérica (@Cristosal) September 16, 2021
Segundo o Decrypt, essa não foi a primeira vez que o projeto do presidente Nayib Bukele gerou revolta dentre ativistas dentro e fora de El Salvador.
Em junho, durante a Bitcoin Conference em Miami, Nayib Bukele, o presidente de El Salvador, anunciou que o país iria implementar o bitcoin como moeda corrente.
Essa implementação entrou em vigor no último dia 7, mas o caminho até essa adesão nacional foi bem controverso, além dos problemas técnicos relacionados à carteira Chivo, o aplicativo oficial do governo para a compra e negociação de bitcoin.
A legislação exige que comerciantes aceitem bitcoin como pagamento por bens ou serviços fornecidos, de acordo com o Artigo 7 da “Ley Bitcoin”. Isso foi considerado como uma exigência obrigatória, fazendo com que protestantes fossem à rua expressar sua opinião contrária.
Em entrevista ao Decrypt, uma fonte anônima afirmou que o governo está supervisionando grandes e pequenas empresas para verificar se estão seguindo a lei, além de silenciar críticos da implementação.
Esta semana, no feriado em comemoração à Independência de El Salvador, houve o maior protesto contra o atual presidente, já que a população reprova a decisão econômica de utilizar a criptomoeda como a moeda corrente do país.
El Salvador implementa caixas eletrônicos de bitcoin
nos EUA para facilitar transferências