Governo cubano planeja regulamentar criptomoedas
Cuba está planejando regulamentar criptomoedas, de acordo com uma declaração publicada em seu diário nacional oficial, em 26 de agosto, com cobertura pela Associated Press e por vários outros portais de notícias.
Segundo o documento, a declaração objetiva estabelecer regras para regulamentar o uso de ativos virtuais, bem como conceder licenças para fornecedores de serviços que lidam com tais ativos.
A situação permitirá que o Banco Central de Cuba autorize ativos virtuais e fornecedores de serviços “para razões de interesses socioeconômicos.”
Neste caso, ativos virtuais se referem “à representação digital de valor”, que podem ser negociados ou transferidos digitalmente e utilizados para pagamentos ou investimentos. Essa definição abrange outros termos, como ativos digitais, criptoativos, criptomoedas, moeda digital e moeda virtual.
Criptomoedas podem ser um modo de facilitar o processo de envio de remessas dos Estados Unidos para Cuba, conforme apontado pelo portal Gizmodo.
O envio de dinheiro entre os dois países se tornou mais difícil após o ex-presidente americano, Donald Trump, ter imposto sanções às remessas monetárias no ano passado.