BusinessTimes

Governo coloca diretrizes para cessão de áreas a eólicas offshore em consulta pública

09 set 2022, 13:17 - atualizado em 09 set 2022, 13:17
Embora ainda não tenham saído do papel no Brasil, projetos de energia eólica em licenciamento no Ibama já somam 169 gigawatts (Imagem: Unsplash/Shaun Dakin)

O Ministério de Minas e Energia colocou em consulta pública nesta sexta-feira proposta de regramentos e diretrizes para cessão de uso de áreas e aproveitamento dos recursos naturais no mar por usinas de geração de energia eólica offshore.

As minutas de portarias tratam de temas que devem ser regulamentados após a edição de um decreto, em fevereiro, que abriu espaço para o desenvolvimento de eólicas offshore no Brasil.

Embora ainda não tenham saído do papel no Brasil, projetos de energia eólica em licenciamento no Ibama já somam 169 gigawatts (GW) de potência.

Grandes grupos de energia e petroleiras vêm estudando oportunidades no segmento.

Entraram em consulta pública temas como a delegação, à agência reguladora Aneel, das competências para firmar os contratos de cessão de uso e para realizar atos necessários à sua formalização, entre outros.

Também se propôs a criação de um portal único de gestão das áreas offshore, uma ferramenta digital para acompanhamento dos processos.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar