Governo central tem déficit primário de R$ 45 bi em maio, mostra Tesouro
O governo central registrou déficit primário de 45,0 bilhões de reais em maio, maior rombo mensal do ano e pior resultado para o mês desde 2020, mostraram dados divulgados pelo Tesouro Nacional nesta quinta-feira.
No ano, as contas do Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social estão agora superavitárias em 2,153 bilhões de reais. Em 12 meses até maio, o saldo é positivo em 16,6 bilhões de reais.
O déficit de maio foi maior do que o saldo negativo de 39,318 bilhões de reais registrado no mesmo mês do ano passado, mas ficou abaixo do projetado por analistas em pesquisa da Reuters, de 47,9 bilhões de reais.
- Nvidia (NVDC34) ficou no passado: Veja aqui qual é a ação de tech que promete bombar, segundo o analista Richard Camargo. Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado no Giro do Mercado, de segunda a sexta-feira, às 12h.
No mês, as receitas líquidas, já descontadas os repasses a Estados e municípios, tiveram um aumento real de 14,3% sobre maio do ano passado, para 144,9 bilhões de reais. Já as despesas totais aumentaram 13,3%, para 190 bilhões de reais, sob o impacto principalmente do aumento dos gastos com Bolsa Família e do pagamento de precatórios.