BusinessTimes

Governo aprova plano de recuperação dos reservatórios de usinas hidrelétricas

10 ago 2022, 12:16 - atualizado em 10 ago 2022, 12:16
O plano envolverá metas e indicadores globais de monitoramento, que ainda serão estabelecidos e colocados em consulta pública (Imagem: REUTERS/Washington Alves)

O governo aprovou nesta quarta-feira a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para um plano de recuperação dos reservatórios de usinas hidrelétricas.

A elaboração do plano cumpre uma determinação da lei que permitiu a privatização da Eletrobras (ELET3) e foi coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com participação do Ministério do Desenvolvimento Regional, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O plano está estruturado em ações de curto a longo prazo, e em quatro grandes frentes de atuação: aspectos físicos dos reservatórios, dinâmica de operação dos reservatórios, planejamento da operação e da expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN) e modelagem matemática.

“Ao final, há a expectativa de que as iniciativas contribuam, ao longo de dez anos, com a recuperação gradual dos níveis de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras”, disse o Ministério de Minas e Energia, em nota.

As ações seguirão uma avaliação multisetorial que privilegie tanto o suprimento energético nacional quanto a preservação dos usos múltiplos da água, acrescentou a pasta.

O plano envolverá metas e indicadores globais de monitoramento, que ainda serão estabelecidos e colocados em consulta pública.

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Link: https://t.me/MoneyTimesBR

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar