Governo amplia escopo das medidas para conter coronavírus
Governo segue anunciando medidas para tentar conter o impacto do coronavírus na economia, cujos casos chegaram ontem a 428, com 4 mortes confirmadas.
As empresas poderão reduzir jornada de funcionários em até 50% durante a crise e também será permitida a suspensão temporária do contrato de trabalho.
Serão ainda destinados R$ 200 mensais a autônomos/informais, durante três meses, totalizando R$ 15 bilhões que devem beneficiar entre 15 e 20 milhões de pessoas, disse o ministro Paulo Guedes. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, testou positivo para coronavírus. Câmara aprovou estado de calamidade.
Panelaço
Durante as falas do presidente Jair Bolsonaro ao longo do dia e no fim da noite foram ouvidos panelaços em diversas cidades do país, a exemplo do que já havia acontecido na terça-feira.
A partir das 21:00, também houve manifestação de apoio ao governo nas janelas, mas em menor número, segundo os jornais. Em seguida, o presidente disse via Twitter que não abandonará a população.
Nova revisão do PIB
Governo já reduziu novamente a projeção do PIB de 2020, mas o número só será divulgado em conjunto com a nova grade de parâmetros econômicos até o final da semana, disse o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, a jornalistas em Brasília.
Segundo o Valor, as novas estimativas indicam crescimento abaixo de 1%. Ontem, Goldman reduziu a estimativa para o PIB brasileiro para -0,9% e o JPMorgan cortou para -1,0% em 2020.
União dos poderes
O presidente Jair Bolsonaro convidou os presidentes dos Três Poderes para um pronunciamento conjunto nesta quarta-feira. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se ausentou para votar o pedido do governo de calamidade pública. Alcolumbre não compareceu por estar em isolamento em sua casa.
Único presente, o presidente do STF, Dias Toffoli, anunciou a criação de um comitê para reunir e solucionar de forma rápida ações judiciais decorrentes da crise gerada pelo coronavírus.
Outros destaques
- Ministério da Saúde diz a estados que Brasil tem transmissão comunitária de coronavírus: Folha
- Prefeitura SP determina fechamento do comércio até 5/abril: G1