Google vai investir US$ 1 bilhão na CME e fecha acordo de computação em nuvem
O Google (GOOGL), unidade da Alphabet, investiu 1 bilhão de dólares na CME e fechou um acordo separado para mudar os sistemas de negociação de mercados futuros da operadora de bolsa de valores para a nuvem, disseram as empresas na quinta-feira.
De acordo com os termos da parceria de 10 anos entre o Google e a CME, a operadora de bolsa com sede em Chicago começará a mudar sua infraestrutura de tecnologia para o Google Cloud no próximo ano.
O acordo com a CME representa uma grande vitória para o negócio de nuvem do Google, que concorre com a Amazon (AMZN) e a Microsoft (MSFT) por contratos grandes e lucrativos com empresas blue-chips da Fortune 500.
O acordo também dá ao Google uma posição segura no setor de serviços financeiros, que está começando a investir muito dinheiro em soluções de computação em nuvem.
O investimento de capital de 1 bilhão de dólares do Google ocorreu na forma de ações preferenciais conversíveis sem direito a voto da CME, acrescentaram as empresas.
A parceria com o Google ajudaria a CME a fornecer acesso fácil para mais participantes do mercado, otimizar custos e agilizar a infraestrutura de TI e outras operações, disseram as empresas.
No ano passado, a Amazon e duas bolsas de valores –a Singapore Exchange SGX e a Aquis Exchange, com sede em Londres– realizaram um programa piloto que, segundo eles, mostrou que a transferência de ações para computação em nuvem a partir de servidores físicos caros poderia economizar dinheiro e reduzir o potencial de interrupções.