Empresas

Google segue passos de Twitter e vai fazer a limpa em contas a partir de dezembro

16 maio 2023, 15:51 - atualizado em 16 maio 2023, 15:51
Alphabet Google criptomoedas carteira
Google informa que contas inativas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de terem configurado a verificação em duas etapas (Imagem: REUTERS/Shannon Stapleton)

 O Google, da Alphabet, comunicou nesta terça-feira (16) que excluirá contas que não foram utilizadas por dois anos a partir de dezembro. A medida busca evitar spams, falhas de segurança e hackers, segundo a empresa.

Na semana passada, Elon Musk, CEO do Twitter, comunicou que a plataforma também iria passar por uma ‘limpeza’. Uma das medidas foi remover usuários inativos há muitos anos.

“Estamos limpando contas que não tiveram nenhuma atividade por vários anos. Então, você provavelmente verá uma queda na contagem de seguidores”, avisou o bilionário em seu perfil.

Entre para o Telegram do Money Times!

  • Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Google faz a limpa

Conforme o comunicado do Google, as contas inativas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de terem configurado a verificação em duas etapas.

Por esse motivo, o Google considera que essas contas geralmente são vulneráveis ​​e, uma vez comprometida, uma conta pode ser usada para qualquer coisa, desde roubo de identidade até um vetor de conteúdo indesejado ou malicioso, como spam.

“Para reduzir esse risco, estamos atualizando nossa política de inatividade para Contas do Google para [um limite de] 2 anos em nossos produtos. A partir deste ano, se uma Conta do Google não tiver sido usada ou conectada por pelo menos 2 anos, poderemos excluir a conta e seu conteúdo, incluindo conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda), YouTube e Google Fotos”, comunica.

A alteração da política se aplica apenas a contas pessoais e não a organizações, como escolas ou empresas. A empresa reforça a importância da verificação em duas etapas, e de definir uma conta secundária para recuperação da primária.

Para tanto, será enviado um e-mail com diversas notificações para o endereço de e-mail que a Google vai excluir e considerar inativa. Para que o usuário não seja classificado como inativo, o Google recomenda qualquer interação com o ecossistema da empresa, como assistir um vídeo no YouTube, ler um e-mail, fazer o download de um aplicativo na PlayStore ou até mesmo buscar algo no Google.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
leonardo.cavalcanti@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar