BusinessTimes

Google, Samsung e YouTube: Confira o ranking com as 10 marcas mais influentes do Brasil

12 abr 2022, 13:31 - atualizado em 12 abr 2022, 13:31
marcas
As 10 marcas mais influentes no Brasil em 2021 segundo estudo da Ipsos (Imagem: Divulgação)

Em sua nona edição do estudo “The Most Influential Brands” no Brasil, a Ipsos divulgou nesta terça-feira (12) o ranking das 10 marcas mais influentes em 2021.

O destaque desta edição ficou para as empresas ligadas ao universo digital e tecnologia. Companhias nacionais também entraram para o ranking.

O CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari, destaca que a influência vai muito além da posição das marcas no mercado.

“Marcas influentes são aquelas que são vistas e ouvidas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência, inspirar as pessoas e estimular o engajamento do seu consumidor”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Critérios do estudo

Para avaliar a influência das marcas, o estudo utilizou seis dimensões:

  • Inovação;
  • Confiança;
  • Presença;
  • Responsabilidade social;
  • Engajamento online;
  • Covid (desempenho das marcas durante a pandemia).

Ao apresentar o desempenho de cada marca, os gráficos apresentam também a média geral para fins de comparação.

10. Microsoft

Na décima colocação está a empresa de tecnologia fundada por Bill Gates, a Microsoft.

No segundo semestre de 2021, o lucro da empresa cresceu 34%, com o crescimento atrelado ao sucesso no investimento no virtual, conforme destacou a Ipsos.

Confira o desempenho da marca em cada um dos critérios apresentados:

(Imagem: Reprodução)

9. Mercado Livre

Em nono lugar, ficou o Mercado Livre, que teve em 2021 um total de mais de 1 bilhão de produtos vendidos, com aumento de 30% em comparação com o ano anterior.

A fintech Mercado Pago foi um destaque para a influência da marca, aponta o estudo.

Confira o desempenho da marca em cada um dos critérios apresentados:

(Imagem: Reprodução)

8. Nestlé/Natura

A oitava colocação ficou com duas marcas, a Nestlé e a brasileira Natura.

A Natura se destaca no quesito responsabilidade social e teve um crescimento em seu quesito de inovação. Confira o desempenho da marca em cada um dos critérios apresentados:

(Imagem: Reprodução)

A Nestlé teve resultados financeiros positivos em 2021, devido à retomada de refeições fora de casa e recuperação na pandemia, confira o desempenho da marca:

(Imagem: Reprodução)

7. Facebook/Mastercard

O sétimo lugar também é ocupado por um empate entre duas marcas, neste caso, o Facebook e a Mastercard.

De acordo com a apresentação do estudo, a Mastercard fechou o último trimestre tanto com receita quanto lucro acima do esperado e houve um crescimento grande do pagamento por aproximação, o que foi visto como um fator de influência da marca.

Confira o desempenho da marca dentro de cada critério avaliado:

(Imagem: Reprodução)

O Facebook, empresa da Meta, tem apostado na realidade virtual, com foco no metaverso e a aderência do público com a rede social, ainda que tenha tido uma queda no número de usuários, ainda é alta, o que reflete nos resultados de influência.

Confira o desempenho da marca:

(Imagem: Reprodução)

6. Amazon

O sexto lugar ficou com a empresa de Jeff Bezos, a Amazon. A influência da marca está atrelada aos diversos segmentos que a empresa atende e ao foco da companhia no segmento de streaming, com o Amazon Prime Video.

Confira o desempenho da empresa:

(Imagem: Reprodução)

5. Americanas

Compondo o top 5 do ranking, está a Americanas – segunda empresa nacional a aparecer entre as marcas mais influentes no país -, que se destacou com o crescimento do marketplace.

Confira o desempenho da empresa segundo os critérios avaliados:

(Imagem: Reprodução)

4. Netflix

A empresa de streaming Netflix ocupa o 4º lugar no ranking das mais influentes, com destaque em inovação e foco nos públicos locais, por meio de engajamento online.

Veja o desempenho da marca:

(Imagem: Reprodução)

3. YouTube

O YouTube, pertencente ao Google, expandiu seus serviços para streaming de música – e, com isso, aumentou suas dimensões de influência, segundo a Ipsos.

Confira o desempenho do YouTube:

(Imagem: Reprodução)

2. Samsung

O segundo lugar ficou com a Samsung, que se destaca pela fabricação de eletrônicos e inovações voltadas para tecnologia.

(Imagem: Reprodução)

1. Google

A marca mais influente em 2021 é o Google, que está presente no cotidiano do brasileiro até mesmo fora do mecanismo de busca, mas com o uso de Android e do Chrome.

A marca é a líder pelo nono ano seguido de estudo. Confira os resultados:

(Imagem: Reprodução)