BusinessTimes

Google quer deixar eleições aqui no Brasil mais limpas

27 jun 2022, 16:34 - atualizado em 27 jun 2022, 16:34
Google Tablet
Google anuncia medidas de transparência na publicidade política, com foco nas eleições de 2022 (Imagem: Shutterstock/silvabom)

O Google, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciou medidas de transparência nos anúncios políticos para as eleições de 2022, com o intuito de exibir informações oficiais relacionadas às Eleições na Busca do Google.

Dessa forma, os usuários terão acesso a uma ferramenta que mostrará os nomes de quem paga por propaganda política em plataformas como o YouTube e sites que utilizam o AdSense.

“Nós também lançamos uma nova política de integridade eleitoral no YouTube, que tem nos ajudado a remover conteúdo que dissemina alegações falsas de fraude nas eleições de 2018 e também oferecemos R$ 1,5 milhão por meio do Google.org, nosso braço filantrópico, para organizações que promovem mais diversidade na política”, disse a empresa.

O lançamento da ferramenta faz parte de um compromisso global de lançar o Relatório de Transparência de Anúncios Políticos para dar mais clareza sobre quem promove campanhas políticas utilizando as plataformas de publicidade do Google.

O Brasil é o oitavo país a contar com a ferramenta, disponível também na Austrália, Estados Unidos, Índia, Israel, Nova Zelândia, Reino Unido e Taiwan.

Como vai funcionar

O site do relatório já está disponível e reúne informações sobre mais de 1.500 anúncios políticos que rodaram por meio do Google Ads e Display & Video 360, tanto em plataformas do Google, como YouTube, e na rede de sites parceiros.

O Relatório vai incluir anúncios que mencionam partidos políticos e candidatos a cargos de nível federal no Brasil.

É possível encontrar anúncios eleitorais publicados a partir de 17 de novembro de 2021 e analisar aspectos como o conteúdo da campanha, período de veiculação, para qual público foi destinada e valor investido.

“Queremos que os anúncios exibidos em nossas plataformas sejam transparentes e acessíveis para que vozes diversas possam debater questões importantes abertamente”, diz o Google em comunicado.

Após as eleições de 2022, o Google destacou que site permanecerá no ar com o intuito de contribuir com uma camada de transparência nas próximas eleições no Brasil.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar