CryptoTimes

Google integrará inteligência artificial em buscas

08 fev 2023, 14:18 - atualizado em 08 fev 2023, 14:18
Google
Respostas têm o objetivo de serem concisas, organizadas e de fácil compreensão pelo usuário (Imagem: REUTERS/Pascal Rossignol)

O Google anunciou nesta quarta-feira que em breve adicionará ferramentas de pesquisa em linguagem generativa de inteligência artificial nos resultados de busca. O anúncio foi feito pelo vice-presidente sênior da companhia, Prabhakar Raghavan, em evento em Paris, conforme a Reuters.

Ontem, a Microsoft, responsável por um investimento multibilionário na empresa OpenAI, que está por trás do ChatGPT, também apresentou planos de integrar a inteligência artificial ao Bing, seu mecanismo.

O Google havia anunciado nesta segunda-feira (6) o seu próprio chatbot de Inteligência Artificial chamado Bard. A tecnologia será um concorrente do ChatGPT.

No blog oficial do Google, o CEO Sundar Pichai publicou um artigo chamado “Um próximo passo importante em nossa jornada de IA”, no qual dá mais detalhes sobre o Bard.

Confira mais detalhes sobre Bard, o concorrente do ChatGPT do Google

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inteligência artificial aplicada à ferramenta de buscas do Google

Sundar Pichai, CEO do Google, exemplificou que a integração de um chatbot na ferramenta de buscas será uma opção a mais para o usuário. Além das respostas tradicionais, o modelo de inteligência artificial irá aparecer como um ajudante.

As respostas têm o objetivo de serem concisas, organizadas e de fácil compreensão pelo usuário, conforme colocado por Pichai.

Além do mecanismo tradicional de buscas, o Google planeja utilizar inteligência artificial em buscas visuais, de acordo com Elizabeth Reid, vice-presidente de pesquisa, em uma postagem no blog oficial do Google.

Ela discute sobre novidades na área de inteligência artificial da empresa que serão implementadas futuramente nos aplicativos do ecossistema.

Um exemplo citado é o aplicativo “Lens”, de pesquisa visual, que em breve contará com um mecanismo de busca onde o usuário pode pesquisar sobre algum vídeo, ou captura de tela, mandada a ele.

“Digamos que seu amigo lhe envie uma mensagem com um vídeo deles explorando Paris. Se você quiser saber mais sobre o ponto de referência que vê em segundo plano, basta pressionar e manter pressionado o botão liga/desliga ou home em seu telefone Android (que invoca seu Google Assistente) e, em seguida, tocar em tela de pesquisa. Lens o identifica como Palácio de Luxemburgo, e você pode clicar para saber mais”, diz a postagem.

Outras novidades em pesquisas visuais incluem a ferramenta de multipesquisa, onde o usuário pode buscar por uma determinada imagem e filtrar as respostas pesquisando por um termo.

Em breve, além dessas opções, com IA, será possível escolher ainda mais modos de pesquisas híbridas, como imagem, texto e localização.

“Estamos criando experiências de pesquisa mais naturais e visuais, mas apenas arranhamos a superfície. No futuro, com a ajuda da IA, as possibilidades serão infinitas”, afirma a postagem.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
leonardo.cavalcanti@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.