Google I/O 2022: Saiba tudo que aconteceu no evento de lançamentos do Google
O Google (GOOG) realizou nos últimos dias 11 e 12 sua conferência anual para desenvolvedores, a Google I/O. Na edição deste ano, a empresa apresentou quais são as tendências para o mercado de tecnologia, além de anunciar lançamentos e seus principais produtos em desenvolvimento. Confira as principais novidades divulgadas no evento:
Pixel 6A, 7 e 7 Pro
Os novos smartphones do Google irão recuperar um espaço na indústria de hardware no qual a empresa não atuava já fazia algum tempo. Agora com o lançamento dos novos aparelhos da linha Pixel, o Google finalmente irá entrar na acirrada concorrência do mercado de aparelhos celulares com empresas como Samsung, Apple e Xiaomi.
O Pixel 6A será lançado no próximo dia 21 de julho, por US$ 499 (cerca de R$ X). Além de já contar com a tecnologia 5G, o aparelho também será equipado com o processador Google Tensor, e o novo Android 13. Sendo 5x mais rápido que seu antecessor, o Pixel 6A terá uma série de recursos especiais em sua câmera, como Magic Eraser, que permite excluir objetos de fotos com apenas um clique.
Já os novos Pixel 7 e 7 Pro ainda não tiveram suas datas de lançamento, preços ou demais especificações divulgadas. Durante o evento, receberam destaque as três câmeras presentes na traseira do celular, o protótipo de seu design – ainda muito parecido com o Pixel 6A – e a presença da próxima geração do Google Tensor. O novo celular, assim como os demais lançamentos da marca, terá bastante foco em inteligência artificial, machine learning e realidade aumentada.
Smartwatch
Finalmente o Google irá lançar seu primeiro smartwatch. Batizado de Google Pixel Watch, o novo relógio inteligente possui um formato arredondado feito em aço inox reciclável, com uma coroa rotativa e pulseiras personalizáveis. O dispositivo utilizará o sistema operacional Wear OS 3.1 e terá integração com o Google Maps, (novo) Google Wallet e o aplicativo Fitbit, para acompanhamento de exercícios físicos.
Pixel Tablet
O primeiro dispositivo de tela maior do Google será lançado apenas em 2023, e contará com todos os novos recursos apresentados pela empresa, como a tecnologia 5G, Android 13 e integração com os principais aplicativos e serviços característicos da marca, como Google Gmail, Drive, Google Maps e YouTube.
Com a Apple apresentando resultados menores do que o esperado na venda de seus iPads, espera-se que o Google ocupe uma posição melhor que a empresa da maçãzinha na venda dos seus aparelhos de tela grande. Afinal, o espaço no mercado está aberto e sem muitas alternativas de destaque.
Óculos tradutores
O possível sucessor do Google Glass foi apresentado aos participantes da conferência na última quarta-feira (12). Os novos óculos da marca serão capazes de realizar traduções simultâneas durante um diálogo e apresentar legendas no idioma nativo do seu usuário.
De acordo com a empresa, o acessório poderá ser utilizado principalmente como uma ferramenta de inclusão e acessibilidade para aqueles falam diferentes idiomas, pessoas surdas ou com audição reduzida.
Aplicativos e funções
Além do lançamento de novos produtos, o Google também anunciou uma série de novidades para seus aplicativos. Durante a conferência, o Google anunciou que o Google Tradutor terá a adição de 24 novos idiomas, como luganda, oromo, quechua e guarani – falado por povos nativos da América do Sul. Segundo a empresa, os idiomas adicionados são falados por cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo.
O Google Maps, por sua vez, recebeu a nova função Immersive View, que permite aos usuários explorar diferentes localidades de maneira mais detalhada com recursos 3D.
Além de conseguir observar de forma imersiva ruas, pontos turísticos e demais endereços, também será possível “entrar” em estabelecimentos, como lojas, restaurantes e igrejas.
Com o fim do “Ok, Google”, o Google Assistente poderá ser acionado pelos seus usuários através de um simples olhar para câmera de seus dispositivos.
Para isso, o aplicativo – que será lançado ainda este mês na versão em inglês – utilizará inteligência artificial para reconhecer os sinais. Além disso, ações mais rotineiras, como alarmes, cronômetros, pesquisas e a previsão do tempo poderão ser realizados com um simples comando de voz.
Outros recursos também foram apresentados, como o Google Wallet, que pode substituir as carteiras físicas através do cadastro de cartões de crédito e débito, ou até mesmo o token de sua chave digital; o multipesquisa, que permite buscas através de fotos e textos simultaneamente; e o Real Tone, que aumentará a diversidade na exibição de resultados de buscas através da seleção da cor de pele do usuário.
Quer saber mais? Assista ao evento na íntegra:
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!