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Google (GOOGL) mantém ferramenta de anúncios Android até 2024, explora opções

16 fev 2022, 13:26 - atualizado em 16 fev 2022, 13:26
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O Google disse que dará um “aviso substancial” antes de eliminar o que é conhecido como AdId (Imagem: REUTERS/Clay McLachlan)

O Google (GOOGL), da Alphabet, disse nesta quarta-feira que manterá por ao menos dois anos uma tecnologia de rastreamento em seus telefones Android, aliviando especulações após a Apple (AAPL) frustrar a indústria dos anúncios restringindo uma ferramenta similar.

O Google disse que dará um “aviso substancial” antes de eliminar o que é conhecido como AdId.

Mas começará imediatamente a buscar feedback sobre alternativas para proteger melhor a privacidade dos usuários e conter a vigilância secreta.

Anunciantes, criadores de aplicativos e centenas de pequenas empresas de tecnologia de anúncios esperavam mudanças no AdId após a Apple, em abril passado forçar fabricantes de software a buscar permissão do usuário para rastrear o comportamento em aplicativos por meio de sua ferramenta comparável, chamada IDFA.

A IDFA e AdId ajudam a determinar anúncios relevantes e identificar compras subsequentes. Mas como os usuários recusaram o rastreamento, os anunciantes reduziram os gastos.

O Google disse que trabalhará com fabricantes de aplicativos como Snap e Activision Blizzard para projetar ferramentas que suportem anúncios direcionados e cliques de registros, limitando o acesso a informações pessoais.

Uma ação anterior do Google para eliminar a tecnologia de rastreamento em seu navegador Chrome até o final de 2023 levou alguns dos rivais de tecnologia de anúncios da empresa a reclamar com as autoridades de concorrência.

Na semana passada, o Google fez um acordo para o regulador antitruste do Reino Unido monitorar o projeto Chrome.

O Google disse que aplicará os princípios do acordo, incluindo tratar da mesma forma qualquer rival a função do Android.

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