Google (GOGL34): Deu tudo muito errado no 4T22; veja se vale a pena insistir com a ação
O Google (Nasdaq: GOOGL | B3: GOGL34) divulgou na noite de quinta-feira (3) seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2022 (4T22).
Apesar do embalo das ações, com alguns pregões eufóricos após a redução no ritmo de aumento de juros pelo Federal Reserve, os números do Google mostraram novamente uma desaceleração importante, uma queda na rentabilidade e uma novidade que os investidores nunca gostam de ouvir: mudanças na contabilidade.
No consolidado, a receita total foi de US$ 76 bilhões, um crescimento de apenas 1% na comparação anual e 7% em moeda constante.
Até tu? “Search” do Google também apresenta queda
Nem mesmo a galinha dos ovos de ouro, o segmento de “search”, conseguiu preservar seu crescimento. No trimestre, as receitas do segmento encolheram 1,6% na comparação anual, totalizando US$ 42,6 bilhões e representaram 56% das receitas totais. Esse valor é 1 ponto percentual menor que no trimestre imediatamente anterior.
Um ponto bastante enfatizado pelos executivos do Google são os constantes aprimoramentos no mecanismo e as crescentes modalidades de tipos de busca, além da sua subsequente monetização. Parece não haver limites para quantos mercados enormes a empresa é capaz de criar se aproveitando da sua escala e dominância.
YouTube registra queda pelo segundo trimestre seguido
No YouTube, as receitas somaram US$ 7,9 bilhões, uma queda de cerca de 7,7% na comparação.
Esse foi o segundo trimestre consecutivo em que o Youtube apresentou queda nas receitas.
A elevada penetração do marketing de “branding” (não focado em conversão), além dos infoprodutos que vivem sua ressaca particular, fizeram do YouTube, mais uma vez, o símbolo da desaceleração dos resultados do Google.
Ainda sim, sempre gosto de lembrar, não dá para reclamar de um negócio que fatura US$ 7,9 bilhões em apenas 3 meses, num ambiente tão conturbado como o atual.
Google Cloud se aproxima da lucratividade
O Google Cloud, divisão de infraestrutura em nuvem da companhia, somou US$ 7,3 bilhões em receitas, crescimento de 31%, um ritmo bom, porém abaixo do esperado pelo mercado.
Olhando o copo meio cheio…