Google faz acordos de licenciamento com mais de 600 empresas de notícias no mundo
O Google (GOOGL) fechou acordos de licenciamento de conteúdo com mais de 600 empresas de notícias do mundo e está vendo um “grande aumento” de usuários solicitando mais conteúdo de publicações específicas como parte do novo programa da empresa programa News Showcase, afirmou a companhia nesta quarta-feira.
O Google continua negociando com outras empresas para investir cerca de 1 bilhão de dólares no programa.
O programa até 2023 é o maior esforço do Google para investir em uma indústria que culpa os gigantes da tecnologia por se apropriarem de sua receita de publicidade. Combinados, Facebook e Google controlam mais da metade do mercado de propaganda digital.
“A intenção do nosso pagamento é ajudar a tornar mais fácil para os editores participarem do programa”, disse à Reuters o vice-presidente do Google que supervisiona o News Showcase, Brad Bender. “Não cabe a nós dizer a um publisher de notícias como administrar seus negócios”, disse o Google.
Publishers de uma dúzia de países concordaram em licenciar conteúdo. Os usuários podem ver o conteúdo que faz parte do acordo na Austrália, Argentina, Brasil, Alemanha e Reino Unido, com a adesão da Itália ocorrendo nesta quarta-feira.