Google e AppStore voltam a oferecer TikTok nos Estados Unidos, diz jornal
![tiktok bytedance resultados empresas chinesas lucro](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2024/04/solen-feyissa-xfnfmlnpwdo-unsplash.jpg)
As lojas de aplicativos da Apple e da Alphabet, dona do Google, voltaram a oferecer o TikTok, da ByteDance na última quinta-feira (13). As informações são da Bloomberg.
A retomada acontece após Pam Bondi, procuradora-geral dos EUA, garantir que a proibição não poderia ser imediatamente aplicada pela Justiça do país.
As duas empresas haviam removido o TikTok de suas respectivas lojas de aplicativo nos EUA no mês passado, para cumprir uma determinação aprovada em 2024.
- Como tarifas recíprocas de Trump afetam o Brasil? Veja o que está mexendo com os mercados hoje no programa ao vivo do Money Times
Em uma ordem executiva de 20 de janeiro, Trump afirmou ter instruído a procuradora-geral “a não tomar nenhuma ação para aplicar a lei por um período de 75 dias a partir de hoje, para permitir que minha administração determine o curso apropriado a seguir.”
A ação acontece enquanto as incertezas em torno do aplicativo continuam. Isso porque há a expectativa de que o TikTok seja comprado por empresas dos EUA — e, até mesmo, pelo governo norte-americano através de um fundo soberano.
O aplicativo de vídeo ficou brevemente fora do ar no mês passado para cumprir uma proibição federal, apenas para retornar após Trump prometer interromper a aplicação da lei.
No entanto, a Apple e o Google não restauraram imediatamente o software em suas lojas de aplicativos naquele momento.