Google: Como as pessoas pesquisam e de que forma impacta as marcas
Antes mesmo da pandemia chegar e transformar nossas vidas, já era possível notar mudanças em relação ao ecossistema digital, e o que as pessoas pesquisam no Google é um indicativo disto.
Mas a obrigatoriedade do isolamento social acelerou o processo de digitalização, dessa forma, aceitamos por força e condição algumas desvantagens e abrimos fronteiras digitais.
Agora, as marcas precisam estudar novamente seus clientes e conhecer suas novas necessidades. Não há mais como ignorar o digital.
E alguns dados desse momento durante a pandemia podem ser relevantes para melhor entender esse cenário.
Quais consultas no Google as pessoas estão fazendo?
Uma maneira de entender as categorias de pesquisas que as pessoas executam no Google é analisar alguns detalhes das palavras-chave que escolhem.
Podemos começar pela intenção de busca, sendo que há quatro tipos: informacional, navegacional, comercial e transacional.
Ao analisar dados levantados pela Semrush no mercado brasileiro, nota-se que palavras-chave informacionais compõem 70,1% dos termos de pesquisa exclusivos empregados pelos usuários, seguido por 13,8% transacionais, 8,7% navegacionais e, por último, 7,4% comerciais.
Isso mostra que cada vez mais o objetivo do usuário é encontrar informação na internet. Ou seja, como criadores de conteúdo, precisamos entregar informação de qualidade e atender essa necessidade.
Fonte: Semrush Brasil
Também podemos analisar o comprimento ou a contagem de palavras. Por exemplo: em 2021, 61% das pesquisas tinham de três a cinco palavras. Embora pareça pouco, 3 palavras já podem especificar muito uma busca, o que indica que o usuário sabe melhor o que quer, ou rapidamente lapidar sua busca a partir de termos mais amplos.
Nesse ponto, podemos entender que responder buscas específicas é uma forma importante de qualificar conteúdos e informações, atribuindo mais utilidade àquela página ou artigo.
Fonte: Semrush Brasil
A importância de mapear e conhecer bem a sua persona
Essas duas informações acima são apenas a ponta de um iceberg muito maior que representa as características de comportamento e dúvidas que cada persona tem.
Persona é a representação de um cliente ou público-alvo ideal de determinada empresa, marca, campanha ou produto, trata-se de um personagem baseado em dados que resumem características comuns dos seus potenciais clientes.
Fato é que, sem entender para quem você deseja se comunicar, você nunca estabelecerá comunicação. Sem saber as dúvidas da sua persona, quais a palavras que ela digita no Google para se informar, você não entregará informações relevantes e nem ajudará ela a tomar melhores decisões.
De modo geral, o usuário pesquisa por mais informações que esclarecem suas dúvidas e fazem isso através de perguntas e são relativamente específicos (usam de 3 a 5 termos). Mas quais são as dúvidas mais frequentes que o nosso usuário faz em relação à nossa solução?
Será que ele tem dúvidas sobre qual opção é melhor? Será que ele ainda pergunta sobre como resolver determinado problema e nem sequer conhece a solução? Ou será que ele deseja se informar melhor sobre os assuntos de modo geral antes de avançar numa aquisição?
A resposta disso tudo está com seus clientes e na análise de dados do perfil da sua persona. Agora basta perguntar e pesquisar os melhores dados para compor as respostas.
Erich Casagrande trabalha com Marketing Digital especializado na localização e gerenciamento de estratégias e projetos globais para mercados nacionais e presto consultorias e mentorias para startups e negócios em desenvolvimento. Atualmente é Marketing Manager Lead da Semrush no Brasil e responsável pelas ações de marketing que envolvem a marca no país. Atua diretamente para aumentar a presença da Semrush no mercado brasileiro através do desenvolvimento de parcerias, relacionamentos com especialistas da área e ações de Digital PR.
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