Google comemora 25 anos: Veja 5 fracassos da gigante de tecnologia
O Google comemora seus 25 anos nesta quarta-feira (27). A gigante de tecnologia é uma das maiores fornecedoras de soluções digitais do mundo, reconhecida entre como ferramenta de busca e pelos diversos serviços que atendem desde demandas geográficas até comunicação.
No entanto, nem tudo foram flores ao longo de duas décadas e meia de existência, sendo que produtos lançados com expectativa não tiveram sucesso e por isso acabaram sendo descontinuados, abandonados ou deixados com baixa adesão de usuários após o lançamento.
As redes sociais que a companhia tentou emplacar são alguns dos exemplos. Neste ramo, a Meta, que controla Facebook, Instagram e WhatsApp, é a gigante do Vale do Silício que domina. Outros exemplos dos tidos “fracassos” da companhia, são óculos de realidade aumentada e aplicativos de produtividade.
- Assaí desbanca Americanas nos lares brasileiros; é hora de apostar na varejista? Veja se vale a pena ter as ações com o analista Fernando Ferrer no Giro do Mercado desta terça-feira (26), é só clicar aqui para assistir.
5 fracassos do Google em 25 anos
Veja cinco casos de lançamentos do Google que não estouraram como o esperado.
Google Glass
O Google Glass, óculos inteligente de realidade virtual aumentada, teve seu anúncio em 2012, sob promessa de misturar o real e o virtual. Contudo, os óculos não ganharam o mercado, especialmente pelo preço salgado, lançado à época por US$ 1,5 mil.
Em 2013 a gigante de tecnologia tentou repaginar o produto e mudar o foco para fins empresariais, mas não funcionou como esperado. Dessa forma, em 2015 o Google anunciou o fim das vendas.
Orkut
Apesar de febre no Brasil, a plataforma foi criada com foco no público norte-americano, lançada em 2004. Até 2011, sustentou o posto de maior rede social, contudo, o Facebook assumiu a liderança e reduziu significativamente o número de usuários ativos.
O Orkut foi oficialmente encerrado em 2014, após dez anos de sua criação. O Google apostou ainda em outra rede social para competir com o Facebook, no entanto, que também sofreu descontinuação.
Google+
Lançado em 2011 para bater de frente com o Facebook, prometia o aprimoramento de ferramentas do Orkut e melhor integração com outros serviços do Google. Segundo relatório da companhia, o Google+ chegou a atingir 25 milhões de usuários em um mês.
Contudo, o Facebook seguiu em expansão, enquanto o Instagram ganhava força. Neste cenário, a aposta do Google perdeu usuários ativos e engajamento, o que, entre outros fatores, levou ao seu encerramento em 2019.
Wave
O Google Wave prometia aprimorar o e-mail. Lançado em 2009, o serviço reunia mensagens com interface semelhante ao dos e-mails, integrando com ferramentas de produtividade como o Google Docs.
A novidade não agradou os usuários, que criticaram o Wave pela interface complicada e pouco funcional. Sem utilização de um grande público, foi descontinuado em 2010.
Google Health
Lançado em 2008, propunha aos usuários organização de documentos médicos, como receitas, pedidos de exames, entre outros. Contudo, à época o serviço não teve grande apelo do público e por isso o Google resolveu encerrá-lo em 2011.