BusinessTimes

Google apresenta propostas a órgão regulatório francês em disputa sobre pagamento por notícias

15 dez 2021, 14:51 - atualizado em 15 dez 2021, 14:52
Google
O Google disse em seu blog Google França que as propostas destacam sua disposição de abrir um novo capítulo na disputa de direitos autorais (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)

O Google, da Alphabet, apresentou propostas ao órgão antitruste da França sobre como lidaria com agências de notícias e editoras em uma disputa referente ao pagamento por conteúdo jornalístico, disseram as duas partes nesta quarta-feira.

A Autoridade de Concorrência da França afirmou em um comunicado que submeteria essas propostas a uma consulta pública e que as partes envolvidas devem responder até 31 de janeiro de 2022.

Os veículos de notícias, que vêm perdendo receita de anúncios para agregadores online como Google e Facebook, da Meta, reclamam há anos de empresas de tecnologia que usam notícias em resultados de pesquisa ou outros recursos sem pagamento de direitos autorais.

Como parte de suas propostas, o Google se compromete a negociar “de boa fé” com agências de notícias e outras empresas do ramo o valor que pagaria pelo uso de seu conteúdo protegido. Também se compromete a fazer uma oferta dentro de três meses a partir do início da negociação.

Caso não seja possível chegar a um acordo, pode-se recorrer a um tribunal arbitral que decidirá sobre o valor a ser pago.

O Google disse em seu blog Google França que as propostas destacam sua disposição de abrir um novo capítulo na disputa de direitos autorais.

Em novembro, o Google começou a pagar à Agence France-Presse (AFP) pelo conteúdo de notícias, em um acordo que segue a promulgação de uma lei francesa de direitos autorais, exigindo que grandes empresas de tecnologia abram negociações com empresas de notícias que desejam um pagamento de licença.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar