BusinessTimes

Google ajusta busca de imagens para resultados com diversidade

23 out 2021, 13:00 - atualizado em 21 out 2021, 13:40
A recente mudança, implementada sem um anúncio formal, tem como objetivo apresentar uma variedade de tons de pele em consultas de imagens relacionadas à beleza (Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov/Illustration)

O Google atualizou seus algoritmos em uma iniciativa para promover resultados mais diversificados em termos de raça em pesquisas de imagens, em uma nova tentativa do gigante de tecnologia de eliminar preconceitos do mecanismo de busca mais popular do mundo.

A recente mudança, implementada sem um anúncio formal, tem como objetivo apresentar uma variedade de tons de pele em consultas de imagens relacionadas à beleza, como “pele bonita” e “penteados profissionais”, bem como pesquisas mais simples relacionadas a pessoas, como “mulher” ou “família feliz”, disse na terça-feira a Alphabet, controladora do Google.

“Começamos a implementar uma melhoria nas imagens do Google para promover uma maior diversidade de tons de pele para que mais pessoas possam encontrar resultados relevantes e úteis”, disse uma porta-voz do Google em comunicado. “Estamos nas fases iniciais deste esforço e continuamos a experimentar para fornecer maior diversidade nos resultados.”

Durante anos, o Google procurou evitar preconceitos raciais algorítmicos, que se mostraram embaraçosos para a empresa e ofensivos para usuários.

Em 2015, a companhia se desculpou depois que seu aplicativo de fotos identificou erroneamente negros como gorilas. Agora, o Google busca abordar sinais mais sutis de preconceito, incluindo resultados de imagens que reforçam padrões europeus de beleza e sugerem que o cabelo crespo não é profissional.

O Google anunciou uma série de mudanças em seu mecanismo de busca em setembro, em um evento chamado Search On, incluindo um recurso para adicionar mais contexto aos resultados para ajudar a combater a desinformação.

Embora a atualização do tom de pele estivesse programada para ser um dos anúncios, foi retirada da agenda. O Google disse que seu esforço de inclusão racial é prioridade, apesar de não ter sido anunciado no evento e que lançou mais de 4.800 melhorias em seu mecanismo de busca em 2020.

A empresa de Mountain View, Califórnia, disse que espera melhorar a diversidade de todas as consultas relacionadas a pessoas, mas que o processo requer muitas etapas e que lançará aperfeiçoamentos quando estiverem prontos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar