Golpe: Haddad é usado em vídeo falso sobre dinheiro esquecido
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi alvo de um deepfake — tecnologia que utiliza inteligência artificial para criar ou manipular vídeos, imagens ou áudios de forma que pareçam reais.
No vídeo falso, ele fala sobre como recuperar dinheiro esquecido em bancos e encaminha as pessoas para um link suspeito.
- LEIA TAMBÉM: Qual o impacto da Selic nos FIIs? Analista da EQI indica quais fundos ter na carteira para buscar proteção e bons rendimentos
Ao clicar no link, a pessoa é levada para um ambiente digital simulando as páginas oficiais do Governo Federal, que pede pelo login e senha da plataforma Gov.Br. Depois disso, é cobrada uma taxa pelo resgate de depósitos bancários esquecidos.
“Trata-se de um golpe sofisticado e com potencial de enganar muita gente. A entrega de dados pessoais requisitados pela armadilha representa risco do uso do CPF e da senha da plataforma Gov.Br por criminosos”, informa o comunicado Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Além disso, vale ressaltar que o Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço gratuito do Banco Central e que o prazo para saque dos valores terminou na última quarta-feira (16).
- Como fica o mercado brasileiro se Trump vencer? Confira o que esperar no Giro do Mercado desta quarta-feira (23) clicando aqui: