Golpe do Pix: Receita Federal faz alerta sobre falsos descontos para pagamentos de tributos; confira
A Receita Federal emitiu um alerta para golpes aplicados via WhatsApp que oferecem falsos descontos para a realização de pagamentos de tributos via Pix.
A instituição indica que não envia boletos para pagamento por e-mail e nem por WhatsApp. Além disso, não realiza isenções, reduções de multa ou juros de pagamento por Pix.
A emissão dos débitos em cobrança é feita no Portal do Simples Nacional ou no Portal e-CAC com acesso via código de acesso ou certificado digital ou ainda na conta gov.br, de nível prata ou ouro.
- 100 DIAS PARA INVESTIR: A 100ª edição do Giro do Mercado traz as melhores recomendações para você investir em ações nacionais e internacionais, além de fundos imobiliários. Clique aqui e não perca a oportunidade!
Nível prata e ouro
Prata
Segundo o portal do governo, para aumentar o nível da conta gov.br para prata, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.
- Senatran: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
- Bancos: Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado;
- Sigepe: Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal.
Ouro
Para aumentar o nível da conta gov.br de prata para ouro, você também pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.
- Justiça eleitoral: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE);
- Certificado digital: Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
*Com Lorena Matos