Goldman vê coroa da Noruega como melhor aposta ante dólar fraco
O dólar provavelmente cairá ainda mais e a melhor moeda a ser usada para explorar a tendência é a coroa da Noruega, de acordo com o Goldman Sachs.
O dólar é um ativo de proteção supervalorizado e superposicionado, que deve enfraquecer diante de possíveis notícias econômicas positivas de todo o mundo, escreveram estrategistas do Goldman, incluindo Zach Pandl, em nota a clientes esta semana.
O mecanismo fiscal exclusivo da Noruega – que repatria fundos do exterior em vez de emitir dívida – amortece os efeitos sobre sua moeda de movimentos de aversão a risco nos mercados, escreveram eles.
A coroa também é favorecida pelo sinal do BC da Noruega de que manterá as taxas de juros estáveis por enquanto.
Uma recente melhora nos dados econômicos ajudou a reforçar o sentimento dos investidores globais e reduziu o apelo do dólar como moeda porto-seguro.
No entanto, este pode não ser um caminho em linha reta para o dólar, dada a preocupação persistente com o aumento de casos de coronavírus e as contínuas tensões EUA–China, segundo os estrategistas.
“Embora estejamos relativamente otimistas em relação ao crescimento, ainda assim antecipamos um padrão desigual de depreciação do dólar no curto prazo e recomendamos posições vendidas apenas em cruzamentos selecionados”, escreveram eles. “A coroa oferece o melhor equilíbrio risco/retorno para expressar essa visão.”
A coroa da Noruega ruma para um ganho semanal de cerca de 2% em relação ao dólar, que cai contra a maioria dos pares do G-10 no período.