Bancos

Goldman vê alta de 0,75 ponto em duas próximas reuniões do BCE

27 set 2022, 14:06 - atualizado em 27 set 2022, 14:06
Prédio do Banco Central Europeu em sua sede, em Frankfurt, Alemanha
O BCE já subiu os juros em 1,25 ponto percentual em suas duas últimas reuniões – neste mês, em uma histórica alta de 0,75 ponto percentual (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

O Banco Central Europeu deve elevar a taxa de juros em 0,75 ponto percentual nas próximas reuniões de outubro e dezembro, segundo o Goldman Sachs.

Economistas liderados por Jari Stehn antes previam uma alta mais moderada, de 0,50 ponto, na última reunião do ano do BCE, mas “acreditamos que o avanço da inflação no quarto trimestre dificultará diminuir o ritmo de aumento”, disseram em uma nota.

Depois dessa decisão, o Goldman prevê uma elevação de 0,50 ponto percentual e em fevereiro – o dobro da estimativa anterior – “à medida que a política se torna mais restritiva, os números da inflação se estabilizam e fica claro que a zona do euro está em recessão”, disseram os economistas. “Nossa previsão atualizada, portanto, eleva a taxa terminal para 2,75%, levando a política para um território claramente mais restritivo.”

O BCE já subiu os juros em 1,25 ponto percentual em suas duas últimas reuniões – neste mês, em uma histórica alta de 0,75 ponto percentual.

A questão é como proceder à medida que a aceleração dos preços é acompanhada por previsões cada vez maiores de recessão. Investidores do mercado monetário veem outra alta de 0,75 pp pelo BCE em outubro.

Com isso, a taxa de depósito – atualmente em 0,75% – deve ultrapassar 2% até o fim do ano.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

bloomberg@moneytimes.com.br