CryptoTimes

Goldman Sachs, MSCI e Coin Metrics anunciam serviço de monitoramento de criptoativos

04 nov 2022, 15:41 - atualizado em 04 nov 2022, 15:41
Goldman Sachs MSCI criptomoedas criptoativos
(Imagem: REUTERS/Brendan McDermid/File Photo)

O Goldman Sachs, MSCI e Coin Metrics anunciaram nesta quinta-feira (3) o lançamento de um novo sistema de classificação para o mercado de criptoativos chamado de “datonomy”. O produto foi anunciado como um novo serviço de dados, e busca ser uma ferramenta para classificar criptomoedas e tokens com base em como são usados.

O objetivo, conforme informação divulgada à imprensa, é de fornecer uma maneira consistente e padronizada de ajudar os participantes do mercado a visualizar e analisar o ecossistema de ativos digitais.

A ideia é que a ferramenta ‘datonomy’ ajude a criar um maior nível de transparência sobre como o mercado cripto está evoluindo, e para onde, para que possa ser oferecido para outras empresas que desejam a revisão e avaliação do desempenho da carteira e relatórios, por exemplo.

A MSCI é a proprietária e única administradora da ferramenta e pode receber informações sobre possíveis mudanças do Conselho Consultivo datonomy (“Conselho Consultivo”), bem como de outros participantes do mercado, segundo informado à imprensa.

Os membros do Conselho Consultivo serão compostos por Goldman Sachs, MSCI e Coin Metrics, além de membros terceirizados que podem fornecer outros dados sobre a manutenção do serviço. Os membros inaugurais de terceiros serão anunciados posteriormente.

A justificativa para criação do serviço é de que o mercado cripto cresceu de forma rápida nos últimos anos, com constante inovação por meio da criação de novos protocolos e aplicativos.

“Os participantes de ativos digitais desejam entender esse mercado em sua ampla variedade de casos de uso, alocar capital e gerenciar investimentos. À medida que a classe de ativos evolui e a volatilidade do mercado continua, há uma necessidade crescente de rastreamento de desempenho e gerenciamento de risco nos mercados de ativos digitais”, diz comunicado à imprensa. 

Anne Marie Darling, Diretora de Estratégia e Distribuição de Clientes Marquee na Goldman Sachs comenta o processo de criação da ferramenta:

“A colaboração reúne a experiência da MSCI em ferramentas e serviços críticos de suporte a decisões, a inteligência da Coin Metrics no espaço de ativos digitais e as plataformas inovadoras da Goldman Sachs, combinadas com mais de 150 anos de experiência em mercados financeiros para ajudar a resolver esse problema para os clientes.”

Para Darling, a criação de um serviço de dados confiáveis ​​para a comunidade emergente de criptoativos é um foco estratégico do grupo, e uma extensão natural dos serviços já oferecidos pela empresa.

Este novo sistema de classificação de ativos digitais visa fornecer aos participantes do mercado uma visão consistente do mercado, permitindo que eles acompanhem tendências em diferentes setores, como Plataformas de Contratos Inteligentes e Finanças Descentralizadas, rastreiem ativos por uma variedade de filtros diferentes com base em seus objetivos , e entender as propriedades agregadas desses ativos no nível do portfólio.

Stéphane Mattatia, diretor administrativo, chefe global de licenciamento de derivativos e índices temáticos da MSCI diz acreditar que uma estrutura consistente e padronizada para a classificação de ativos digitais é essencial para apoiar a capacidade dos investidores de avaliar o mercado.

“Como cofundador do Global Industry Classification Standard, estamos aproveitando nossa experiência geral do que funcionou em sistemas de classificação de ações para oferecer uma ferramenta de investimento eficiente que ajuda os clientes a entender as tendências de ativos digitais, identificar oportunidades de investimento e medir a exposição de suas carteiras por setor para descobrir drivers de desempenho e risco”, complementa

Tim Rice, CEO da Coin Metrics, ressalta acerca da importância de trazer dados transparentes para o mercado de criptomoedas.

“Como fornecedor líder de inteligência financeira criptográfica, estamos comprometidos em trazer transparência a esse mercado complexo e em constante evolução para ajudar nossos clientes a melhor entendê-lo e adotá-lo”, disse.

“Esta colaboração representa um salto significativo para a indústria como um todo, estabelecendo uma estrutura coerente e preparada para o futuro para monitorar e analisar o ecossistema de ativos digitais”, finaliza

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
leonardo.cavalcanti@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.