Últimas Notícias Perspectivas 2018 Comprar ou vender Finanças Pessoais Criptomoedas Economia

Economia

Goldman Sachs eleva projeção para PIB do Brasil em 2017

Gustavo Kahil - 01/09/2017 - 15:57

O Goldman Sachs elevou a projeção para o PIB do Brasil em 2017 de 0,7% para 0,9% após os dados publicados pelo IBGE nesta manhã de sexta-feira apontarem um crescimento de 0,2% da economia no segundo trimestre.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

Em um relatório assinado por Alberto Ramos, economista-chefe para a América Latina, o banco ressalta que, apesar da desaceleração do crescimento em relação ao trimestre anterior (+1%), a dinâmica da economia melhorou e se expandiu.

Ramos lembra que o desempenho do início do ano esteve muito ligado ao avanço da agricultura (+ 13,4% na passagem trimestral), mas com uma contração da demanda doméstica em 0,3%. Já este segmento, agora, voltou ao território positivo com uma alta de 0,6% impulsionada pelo consumo privado (1,4%).

A coordenadora de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, Rebeca Palis, foi taxativa: “O comércio, pelo lado da oferta, e o consumo das famílias, pelo lado da demanda, foram as principais influências para a variação positiva de 0,2% do PIB”.

Ramos ressalta, contudo, que o progresso da consolidação fiscal nos níveis federal e estadual permanece como o principal fator que pode mudar o sentimento do mercado, dos consumidores e das empresas, que continuam em território pessimista.

(Com Agência Brasil)

 

Leia mais sobre: Economia, Goldman Sachs, PIB
 

Últimas Notícias