BusinessTimes

Gol se destaca em mercado de títulos da América Latina

17 nov 2020, 12:25 - atualizado em 17 nov 2020, 12:25
Gol GOLL4
A companhia aérea disse neste mês que tem liquidez suficiente para cumprir as obrigações e espera que os voos internacionais sejam retomados em março do ano que vem (Imagem: Wikimedia Commons)

É um sinal claro de que o fim da pandemia está próximo quando uma companhia aérea lidera os ganhos entre títulos da América Latina neste trimestre.

Antes à beira do colapso, a dívida da Gol (GOLL4) se recuperou em relação ao início do ano, quando o coronavírus paralisou as viagens aéreas. A empresa agora se beneficia do desenvolvimento mais rápido que o esperado de vacinas e do aumento gradual do tráfego.

O compromisso da operadora em cortar custos e pagar os empréstimos a coloca em uma boa posição para uma possível retomada do turismo, disse Soummo Mukherjee, analista sênior de crédito da Lucror Analytics, na Flórida.

A companhia aérea disse neste mês que tem liquidez suficiente para cumprir as obrigações e espera que os voos internacionais sejam retomados em março do ano que vem e, as viagens corporativas, no segundo trimestre.

“Parece que vão conseguir se recuperar”, disse Mukherjee, que recomenda a compra dos títulos de dívida. “Sim, a empresa ainda está queimando caixa, mas a recuperação dos dados mensais gerais de tráfego tem melhorado.

Os títulos da Gol com vencimento em 2025 aumentaram 48 centavos de dólar em relação à mínima em meados de março, sendo negociados perto de 83,1 centavos, o maior valor desde antes de a Covid-19 ser declarada uma pandemia. Os títulos mostram o melhor desempenho neste trimestre no índice Bloomberg Barclays de títulos em dólar latino-americanos.

Suporte das vacinas

A perspectiva de uma vacina segura, eficaz e disponível já na virada do ano oferece suporte para o setor como um todo. Os títulos da Azul com vencimento em 2024 também são negociados perto do nível mais alto desde o início de março, em meio ao otimismo de que a forte posição de caixa da empresa ajudará a impulsionar a recuperação dos negócios.

Os títulos da operadora mexicana Grupo Aeroméxico foram os de melhor desempenho no México na semana passada: os títulos com vencimento em 2025 subiram 2,8 centavos de dólar, para 25 centavos.

“Temos sido céticos em relação às companhias aéreas latino-americanas durante a Covid-19, mas vemos o avanço dos testes clínicos de uma vacina como o principal catalisador para sermos mais positivos”, disseram os estrategistas Eric Ollom, Donato Guarino e Ayoti Mittra, do Citigroup Global Market, em relatório na semana passada.

A demanda por voos domésticos da Gol aumentou 34% em outubro em relação ao mês anterior, segundo dados preliminares de tráfego aéreo da empresa. A empresa não comentou.

O Citi recomendou que investidores comprem títulos de 2025 da companhia aérea com preço-alvo de 93 centavos de dólar.

“Muito ainda pode dar errado, já que uma recuperação total do setor não é esperada até 2022, mas adicionamos risco” com posições compradas na Gol após as notícias bem como a melhora dos lucros, escreveram os estrategistas.

bloomberg@moneytimes.com.br