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Gol prejudicou 1,7 milhão de passageiros na última temporada de férias com voos atrasados, diz pesquisa

31 dez 2019, 14:03 - atualizado em 30 dez 2019, 14:58
Gol 737 700
A companhia aérea apresentou 12 mil voos decolados após o horário previsto ou cancelados entre 15 de dezembro de 2018 e 15 de fevereiro de 2019 (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

Cerca de 20% dos voos partindo de aeroportos brasileiros sofreram atrasos de mais de 15 minutos ou foram cancelados, de acordo com um levantamento realizado pela AirHelp. Só a Gol (GOLL4) apresentou 12 mil voos decolados após o horário previsto ou cancelados, impactando 1,7 milhão de passageiros.

A Azul (AZUL4), com 750 mil passageiros impactados, e a Latam, com 660 mil, vêm logo em seguida na lista.

A Qatar Airways, considerada a melhor companhia aérea do mundo no World Airline Awards, também encontrou imprevistos: a cada dez voos previstos, quatro tiveram problemas.

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Aeroportos

O aeroporto com mais problemas em voos entre 15 de dezembro de 2018 e 15 de fevereiro de 2019 foi o de Boa Vista, em Roraima. De dez voos que decolaram, três apresentaram algum problema.

Os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ocupam a terceira e a 16ª posições do ranking, respectivamente.

A rota mais impactada pelos atrasos e cancelamentos foi o trecho Rio de Janeiro, aeroporto Santos Dumont, para São Paulo, que afetou aproximadamente 85,6 mil pessoas no período. Em segundo lugar vem o trecho contrário, de São Paulo para o Rio de Janeiro, com mais de 80,6 mil passageiros impactados.

A sexta-feira foi o dia de maior impacto; já os melhores foram terça e sábado.

O melhor horário para voar foi no período da manhã, das 6h às 12h.