BusinessTimes

GOL (GOLL4) e Azul (AZUL4): Genial vê uma aérea se saindo melhor no 2T22

25 jul 2022, 16:57 - atualizado em 25 jul 2022, 16:57
Azul
A Azul apresentou leve alta na comparação trimestral (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

Em relatório sobre aéreas, divulgado nesta segunda-feira (25), a Genial Investimentos reforçou uma visão mais otimista para Azul (AZUL4).

A corretora estimou um bom segundo trimestre para a companhia aérea em termos operacionais, com a margem Ebitda atingindo 15,8%.

Segundo a Genial, os últimos dados operacionais divulgados pela Azul, apesar de apresentarem leve alta na comparação trimestral, mostram que a demanda por voos da companhia vem se enfraquecendo. Ainda assim, está superior aos níveis pré-pandemia, diferentemente da Gol (GOLL4), que ainda se encontra abaixo dos patamares “tanto em oferta quanto em demanda, estando em média 22% abaixo dos reportados em 2019”.

Ygor Araújo, analista da Genial, destaca que “a volta dos eventos presenciais e retomada da demanda corporativa beneficiaram o volume da Azul, facilitando o repasse de custos”.

A expectativa da Genial é de que os yields (rendimentos) da empresa sigam subindo, o que deve impulsionar a receita.

Por outro lado, os custos mais altos devem impedir um melhor desempenho de rentabilidade, avalia Araújo.

Azul poderá mais que dobrar número de slots

A Genial mencionou a nova realocação de slots (horários de pousos e decolagens) no aeroporto de Congonhas (SP). No fim de junho, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realocou os slots que anteriormente pertenciam à Avianca, que parou de operar no Brasil em 2019.

A Azul, que até então possuía cerca de 40 slots, poderá mais que dobrar este número, o que fortaleceria ainda mais sua operação.

“Cabe ressaltar que este ganho de participação no aeroporto não necessariamente significa um aumento nos custos, principalmente relativos a aquisições de novas aeronaves, visto que a companhia poderia facilmente realocar suas aeronaves”, pontua a corretora.

A Genial espera que este efeito de realocação ocorra entre março e outubro de 2023.

Trimestre pior em receita

Para a Gol, a corretora estima um trimestre pior em receita, motivado por queda de volume nas viagens, ainda que seja esperada uma forte recuperação de viagens corporativas nas malhas domésticas e retomada de viagens de lazer na malha internacional.

Por outro lado, a Genial tem boas expectativas em relação aos yields, que devem seguir subindo.

“Nos leva a acreditar que, mesmo com queda na oferta, ainda assim teremos números de receita superiores aos reportados no primeiro trimestre de 2022”, afirma Araújo.

Do lado dos custos, existe uma melhora sequencial devido à renovação da frota e consequente queda no consumo de combustível por hora de voo.

Os gastos totais com combustíveis seguem impactados pelo aumento do preço médio do querosene de aviação (QAV). A Genial espera que a recente queda nos preços dos comece a aliviar o setor nos próximos trimestres.

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.