Gol (GOLL4) deverá divulgar prejuízo bilionário no 4T21, segundo XP; Veja o que esperar
O resultado da GOL (GOLL4) do quarto trimestre de 2021 está agendado para ser divulgado nesta sexta-feira (11).
Os analistas e investidores esperaram uma melhora dos números, mas a situação continuará difícil para a companhia aérea.
O esperar da Gol?
A XP recorda que com um aumento de demanda já reportado (medido por RPKs) de 15% no ano, “esperamos que o forte desempenho de receita da GOL de 48% reflita um cenário positivo de preços ao longo do 4T21, dada a necessidade de aumentos de preços no setor de aviação no Brasil”.
Com isso, a corretora vê os níveis de rentabilidade da empresa melhorando à medida que os impactos relacionados à pandemia diminuam e os preços continuem subindo.
Mesmo assim, a aérea deverá terminar o período com prejuízo de R$ 1,6 bilhão ante os R$ 2,5 bilhões do mesmo período do ano passado.
Já os analistas Ygor Araújo e Eduardo Nishio, da Genial Investimentos, avaliam que o setor que foi o mais prejudicado pela pandemia da Covid-19 já recuperou praticamente toda a sua oferta de assentos (ASK).
O aumento do número de viagens no período de férias também deve influenciar os resultados das companhias.
Ambos destacam um aumento relevante nas tarifas médias dos voos, mas ponderam que o setor ainda não retomou os patamares de margens observados no período pré-pandemia.
“A desvalorização cambial e novas altas no preço do petróleo, prejudicaram a linha de custo variáveis das companhias aéreas”, dizem.
A GOL já apresentou dados “muito fortes” em sua prévia operacional, tendo atingido uma oferta de assentos de 8,7 bilhões, ainda 66% inferior a 2019, e demanda (RPK) de 7,2 bilhões, também 67% abaixo de 2019.
Ainda assim, os dados da prévia mostraram um aumento de 19% do ASK e de 21% do RPK em comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o que indica forte recuperação da demanda comercial.
Os analistas também destacam que a taxa de ocupação atingiu os 83%, resultado considerado “satisfatório”.