Gol e Latam cancelam voos para Argentina; entenda o motivo e veja o que fazer
Os brasileiros que têm voos programados para a Argentina nos próximos dias devem enfrentar problemas para chegar ao país. Isso porque as companhias aéreas Gol e Latam concelaram os voos marcados a próxima quarta-feira (24). A Azul não opera voos entre os dois países.
O motivo é que está prevista uma greve geral na Argentina em protesto ao decreto do presidente Javier Milei e um pacote de reformas que propõe mudanças nas regras trabalhistas, restrições a paralisações de setores como saúde e educação, entre outros.
Como a greve está prevista para começar à 0h do dia 24 e vai até a meia-noite, os voos do dia 23, 25 e 26 também podem ser afertados. Vale lembrar que dia 25 de janeiro é feriado de aniversário da cidade de São Paulo e a primeira folga prolongada para os paulistanos. Ou seja, o movimento nos aeroportos da capital deve ser alto.
Mais de 30 voos já foram cancelados ou tiveram horários modificados para fugir da greve na Argentina.
- Dividendos da Petrobras (PETR4) estão sob ameaça? Analista explica por que o novo investimento da petroleira pode impactar a distribuição de proventos aos acionistas, assista ao Giro do Mercado clicando abaixo e saiba mais:
Gol e Latam: Veja o que fazer se o seu voo para Argentina foi cancelado
As companhias aéreas divulgaram orientação do que os passageiros devem fazer se tiveram voos cancelados ou alterados. Veja abaixo.
Orientações da Gol
Segundo a Gol, todos os passageiros terão seus voos remarcados para outras datas e poderão realizar a alteração sem custos. Também é possível solicitar reembolso integral. A empresa vai criar operações extras para os dias 25 e 26.
Os passageiros com voo para dia 24 estão sendo informados via e-mail e SMS. Clientes brasileiros devem entrar m contato pelo número 0300 115 2121. No caso de a compra ter sido feita com milhas, o passageiro deve procurar a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata) ou pelo 0300 115 7007 (Ouro Diamante).
Já os passageiros argentino, devem entrar em contato pelo número +55 11 3471 2973, com atendimento em espanhol das 8h às 20h.
Por fim, quem comprou passagens via agências de viagem deve procurar essas empresas.
Orientações da Latam
A Latam afirma que os passageiros poderão pedir reembolso ou alterar o voo para uma nova data em até 15 dias após a data original (até 8 fevereiro) — em ambas as opções, não será cobrada multa. A companhia também orienta que os clientes acompanharem periodicamente o status de seus voos pelo site https://www.latamairlines.com/br/pt/flight-status.
#AtençãoPassageiros: Em virtude da greve nacional anunciada para o dia 24 de janeiro na Argentina, a LATAM oferece alternativas para que os passageiros com voos nesta data possam fazer alterações na sua viagem.
Verifique o status do seu voo em https://t.co/wwD5iK7K3P pic.twitter.com/ltknBRzoaF— LATAM Brasil (@LATAM_BRA) January 19, 2024