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Gol e Azul: Covid ainda causa estragos; fique longe das ações, aponta BofA

13 set 2021, 13:44 - atualizado em 13 set 2021, 13:44
Azul
Conta Covid ainda cobrará o preço para as aéreas brasileiras (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

O Bank of America rebaixou a recomendação das ações da Gol (GOLL4) e da Azul (AZUL4) de neutra para underperform, ou seja, avaliação abaixo da média do mercado. 

Apesar de reconhecer que as companhias brasileiras fizeram um trabalho “impressionante, ajustando as operações, negociando passivos e sustentando a liquidez durante a crise”, a pandemia do coronavírus ainda deve pesar.

“Vemos uma ‘conta Covid’ relevante a ser paga, com o passivo para cada nome aumentando em R$ 5 bilhões em comparação aos níveis pré-pandêmicos e a deterioração da dinâmica do capital de giro recentemente benigno”, argumentam.

Além disso, o banco afirma que passivos contabilizados de IFRS (Normas Internacionais de Relatório Financeiro) podem estar subestimados. O BofA cita dois aspectos para chegar a essa conclusão: 

  • regras de renegociação de dívidas, que levam a Azul a usar uma alta taxa de desconto para passivos de arrendamento;
  • duração do arrendamento, com alta idade da frota reduzindo o passivo da Gol;

“Nesse sentido, se ajustarmos os passivos de arrendamento para taxas de desconto normalizadas, ou usarmos a regra 7x, a dívida líquida das empresas aumentaria e os múltiplos seriam 20-30% maiores”, aponta.

Ainda segundo o BofA, mesmo considerando que o Ebitda de 2022 esteja de volta aos níveis ou acima de 2019 dos passivos de IFRS, “ainda vemos as avaliações das companhias aéreas brasileiras como exigentes”.

Os analistas calculam que a Gol e a Azul estejam sendo negociadas com estimativa múltipla justa de 7,8x e 7,0x o Ebitda, respectivamente, “implicando em um upside limitado”.

O preço-alvo da Azul é de R$ 36 e R$ 21 para a Gol.

Azul ou Gol?

Visão diferente tem o Credit Suisse. O banco está otimista com o potencial aumento de voos que as companhias aéreas brasileiras podem registrar, chegando a patamares mais próximos de Chile e Colômbia.

“O movimento de visita aos familiares e turismo de lazer tem sido responsável pela recuperação do setor, e todos os sinais indicam que o segmento de business deve passar por mudanças estruturais. Vale lembrar que cerca de 55-75% da rentabilidade da indústria vem de business travel, e qualquer volta neste segmento deve ser bastante relevante”, destacou a equipe de research da instituição no Brasil.

Entre Azul e Gol , o Credit Suisse tem preferência pela primeira empresa. O banco adotou recomendação de outperform (compra) para Azul e de underperform (venda) para Gol.