BusinessTimes

GM planeja aumentar em 6 vezes produção de picapes e SUVs elétricos este ano, dizem fontes

08 fev 2022, 17:20 - atualizado em 08 fev 2022, 17:20
Picape Chevrolet Silverado GM
A GM também deve retomar a produção do compacto elétrico Chevrolet Bolt, que foi suspensa enquanto a GM substitui baterias dos modelos atuais alvo de um recall (Imagem: General Motors/Handout via Reuters)

A General Motors planeja aumentar a produção de picapes e utilitários esportivos elétricos este ano em mais de seis vezes que o estimado anteriormente, segundo informações da companhia compartilhada com fornecedores.

A presidente-executiva da GM, Mary Barra, afirmou a investidores na semana passada que a montadora pretendia acelerar a produção de veículos elétricos, com meta de vendas de 400 mil unidades na América do Norte neste ano e 2023, mas não especificou na ocasião a velocidade do ritmo de crescimento.

Novos detalhes compartilhados com fornecedores indicam que a GM pretende aumentar a produção de picapes elétricas e do novo SUV movido a bateria da Cadillac para um total de 46 mil veículos este ano ante plano anterior de produção de 7 mil unidades em 2022.

A GM também deve retomar a produção do compacto elétrico Chevrolet Bolt, que foi suspensa enquanto a GM substitui baterias dos modelos atuais alvo de um recall.

“Como temos dito, anunciamos investimentos em células de bateria e capacidade de montagem que vão nos dar mais de 1 milhão de unidades de capacidade de veículos elétricos na América do Norte até o final de 2025”, disse a GM nesta terça-feira.

“Temos agora equipes trabalhando para acelerar todos nossos lançamentos de veículos elétricos e nossa meta é entregar 400 mil unidades na América do Norte ao longo de 2022 e 2023.”

A GM disse a fornecedores das picapes elétricas Hummer e Chevrolet Silverado que se planejem para uma produção de 21 mil unidades destes veículos este ano em Detroit ante plano anterior de 3.800 unidades.

A GM tem reservas para quase 59 mil picapes e SUVs GMC Hummer elétricos, afirmou Barra na semana passada.

A empresa também tem encomendas de mais de 110 mil unidades da Silverado, que começará a ser produzida no próximo ano, disse Barra.

A GM está respondendo não apenas à demanda dos consumidores, mas à pressão competitiva da Ford, que tem planos de expandir sua capacidade de veículos elétricos para 600 mil unidades por ano até 2023.

Enquanto isso, a líder do setor Tesla (TSLA) está se preparando para iniciar a produção de sua segunda fábrica no Texas.

Startups de veículos elétricos Rivian e Lucid também estão ampliando produção de seus veículos elétricos.