BusinessTimes

GM compra fatia de 11% de fabricante de picapes elétricas

08 set 2020, 12:11 - atualizado em 08 set 2020, 12:11
GM
Medida tenta convencer os investidores de que a GM pode cortar custos em seus negócios tradicionais (Imagem: Reuters/Roosevelt Cassio)

A General Motors (GM) disse nesta terça-feira que estava adquirindo uma participação de 11% na fabricante de veículos elétricos Nikola Corp por cerca de 2 bilhões de dólares, e vai se juntar à empresa para desenvolver uma picape.

As empresas vão desenvolver em conjunto a picape Nikola Badger e esperam iniciar a produção até o final de 2022. O veículo vai competir com o Cybertruck da Tesla, bem como com as picapes elétricas planejadas pela startup Rivian, pela Ford Motor e pela própria GM.

A Nikola afirma que o Badger terá um alcance de 600 milhas (cerca de 956 quilômetros), em comparação com o alcance do Cybertruck de mais de 500 milhas. O Cybertruck e outras picapes elétricas ainda não foram lançados.

O acordo sinaliza a urgência dos esforços da presidente-executiva da GM, Mary Barra, para convencer os investidores de que a GM pode cortar custos em seus negócios tradicionais de combustão interna e desenvolver um negócio lucrativo e viável de veículos elétricos para competir com a Tesla (TSLA).

A General Motors receberá 2 bilhões de dólares em ações recém-emitidas da Nikola e terá o direito de nomear um diretor para o conselho da Nikola.