Globo vs SBT: Por que emissora carioca quer de volta transmissão da Libertadores?
Os direitos para transmissão de partidas de futebol estão em fase de decisão, com a licitação para os direitos de campeonatos, como a Conmebol Libertadores, acontecendo agora.
Entre TV aberta, fechada, streaming e plataformas como YouTube e Twitch, transmitir os jogos já não é exclusividade da televisão — e nem da Globo.
A expectativa da decisão sobre a licitação da Libertadores era para esta sexta (6), entretanto, foi adiada em uma semana, para o dia 13 de maio.
Trajetória da Globo com transmissões de futebol
A Globo já foi a maior referência quando se tratava de assistir campeonatos esportivos, especialmente futebol, visto que a emissora transmite jogos desde a década de 60.
Ao longo dos anos, a Globo já exibiu diversos campeonatos, como a Copa do Mundo, a Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Estaduais, entre outros.
Porém, hoje, a emissora observa os direitos de transmissão também com suas principais concorrentes na TV aberta e fechada, como SBT, Record e ESPN.
Atualmente, campeonatos nacionais e internacionais de futebol podem ser assistidos em diferentes canais e plataformas, como a Globo/SporTV, Record, SBT, ESPN, Conmbol TV, HBO Max , YouTube, Twitch, Facebook Watch e Amazon Prime Video.
Em entrevista ao Money Times, Anderson Gurgel, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, jornalista de economia, negócios e marketing, explica que isso passou a mudar com o aumento da concorrência, com emissoras e plataformas digitais tendo maior interesse na transmissão de campeonatos de futebol, além de fatores como a crise e outros contextos causados pela pandemia que levaram à quebra do monopólio da Globo.
“Tudo isso leva a Globo a ser um player muito forte ainda, mas com menos força, tomando decisões que podem surpreender. Quando a emissora, na pandemia, abriu mão da Fórmula 1 e Libertadores foi principalmente porque a conta já não estava fechando mais, visto que precisava viabilizar o negócio durante a pandemia.”, explica.
SBT, Band e Record conquistando espaço no futebol
Em 2020, a Globo perdeu o direito de transmitir as partidas de futebol da Libertadores, que passaram a ser exibidas no SBT.
O SBT transmite também partidas de futebol da UEFA Champions League, UEFA Europa Champions League e Copa América.
Segundo dados do TV Pop, o SBT chegou a registrar a maior audiência entre as emissoras do país durante a transmissão da final da Copa Libertadores em novembro de 2021, registrando média de 26,4 pontos no Ibope, contra 9,3 da rede Globo, que transmitia o programa “Caldeirão”.
No mesmo ano, a Band passou a exibir em sua grade campeonatos internacionais, como o italiano, alemão e russo — este último suspenso devido à guerra na Ucrânia.
A Record TV tem os direitos de transmissão de campeonatos estaduais, além de transmitir o Paulista e o Carioca.
Com o ganho de espaço de outras emissoras, a Globo perdeu o monopólio do futebol, porém, está em embate para recuperar a Conmebol Libertadores após 2 anos que o campeonato está sendo exibido pelo SBT.
Com a abertura de uma nova licitação e novas mudanças de contexto, Gurgel explica que a Globo não teria por que não querer voltar a fazer a transmissão, especialmente devido ao vivo e o esporte serem fatores importantes de audiência.
“As emissoras perceberam que o esporte é um fator importante na estratégia de atração de público e movimentação de negócios. Consequentemente, a Globo entrou na disputa com o SBT para esse novo ciclo”, destaca.
Perda na TV fechada e disputa pela TV aberta
A Globo perdeu a disputa na TV fechada, em que estava concorrendo com o SporTV e tendo como principais concorrentes a ESPN, Amazon e Paramount.
Agora, o foco está no embate com o SBT pelos direitos de transmitir 23 partidas de futebol da Conmebol Libertadores, 13 da Copa Sul-Americana e a Recopa, que reúne os vencedores de cada competição.
No Twitter, a repercussão e expectativa sobre os direitos de transmitir as partidas de futebol tem diferentes opiniões, com torcida para ambas as emissoras, que estão no embate para a conquista de mais 4 anos de direitos.
Se DEUS quiser vai ser a Globo e o seu filhote Sportv. pic.twitter.com/O55jgyYE5z
— Matheus (@o_matheusw) April 20, 2022
SBT se conseguir essa renovação é bem merecido pelo trabalho que fizeram e por valorizar os patrocinadores do torneio tbm
— André Vieira Coelho (@avcnarrador) April 20, 2022
Segundo o Notícias da TV, as propostas das duas na primeira rodada de negociações foram bem parecidas em todos os quesitos, o que inclui financeiro, plano de negócio para patrocinadores e ideias de coberturas.
Se perder para o SBT, a Globo ficará sem transmitir o campeonato em TV aberta e fechada pelos próximos quatro anos.
Valores e condições
As emissoras aceitaram condições específicas da Conmebol para a conquista dos direitos de transmissão.
Para o pacote válido de 2023 até 2026, será necessário exibir patrocinadores da Conmebol, uma condição que a Globo evitou ao longo do tempo.
Além disso, as emissoras deverão exibir a final mesmo que não tenha um time brasileiro disputando, condição esta que já valia para o SBT desde 2020, entretanto, as duas últimas finais foram entre clubes brasileiros.
“Quando você tem concorrência, quem sai favorecido é o esporte. Por que a partir do momento que só tinha um player interessado, o lado de quem gera o conteúdo esportivo [a Conmebol] fica um pouco enfraquecido na negociação. A partir do momento que tem mais de uma emissora interessada, o poder de escolha do campeonato se torna maior”, destaca Anderson Gurgel.
Os valores consolidados para a atual licitação ainda não foram divulgados, porém, até agosto de 2020, a Globo tinha um contrato de US$ 60 milhões para transmitir o campeonato. Ao enviar nova proposta de US$ 45,5 milhões, porém, os direitos foram para o SBT.
O que está em jogo?
Anderson Gurgel destaca que o que está em jogo depende do ponto de vista.
“Do ponto de vista da Conmebol, ou seja, do agente esportivo, é a oportunidade de garantir a melhor estratégia, com o melhor parceiro. Ela está mais favorecida para negociar”, explica.
Já do ponto de vista das emissoras, explica que está em jogo ter esses direitos se referem a um dos principais títulos do futebol da América Latina, o que gera audiência e conteúdo.
“A Libertadores é um fator atrativo de público, que acrescenta ao ‘menu’ de possibilidades da emissora um torneio esportivo importante”, finaliza.
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