Globo pode ganhar concorrência no YouTube de antigo parceiro; entenda
A TV Globo não irá transmitir o amistoso entre a Seleção Brasileira e o Marrocos, que irá ocorrer no próximo sábado (25), às 19h. Os direitos estão nas mãos do ex-global, Galvão Bueno, que irá exibir a partida em seu canal YouTube, o TV Galvão.
O canal do apresentador, que ficou 41 anos na Globo, irá estrear com o amistoso, para testar se a transmissão no YouTube é rentável. Com Galvão, estarão Arnaldo César Coelho, Casagrande e Tino Marcos.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
A TV Galvão é gerida pela Play9, empresa que tem como sócios o youtuber Felipe Neto, João Pedro Paes Leme, também ex-Globo, e Marcos Vinícius Freire, ex-integrante do Comitê Olímpico Brasileiro.
Ver essa foto no Instagram
Por que Globo perdeu o direito?
O amistoso entre Brasil e Marrocos foi negociado à parte Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pois a Globo tinha uma restrição para fechar o acordo sobre este jogo.
Isso porque o horário será às 19h, interferindo na grade padrão da TV Globo. Com isso, o jogo foi negociado sem exclusividade com Galvão Bueno, que buscará rentabilizar a transmissão por meio de cotas publicitárias.
Dessa maneira, a exibição será um teste para todas as partes, o que pode impulsionar mais um concorrente para os direitos de transmissão dos jogos da Seleção.
A CBF tem um valor padrão de U$ 2 milhões para o direito com exclusividade. Entretanto, o valor pago pela TV Galvão deve ter sido menor, visto que não há exclusividade.
Direitos de transmissão da Seleção Brasileira
Apesar da tranmissão de Brasil X Marrocos no YouTube, os direitos de transmissão da Seleção Brasileira para o ciclo até 2026 ainda não está definido.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou o processo de comercialização dos direitos de transmissão da Seleção para o ciclo de quatro anos, até a Copa do Mundo de 2026. Segundo a coluna de Rodrigo Mattos, no Uol, a Globo tem concorrência de agência da Arábia Saudita e dos EUA pela seleção.
De acordo com a coluna, o objetivo do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, é conseguir o melhor preço possível por um pacote com todas as transmissões da Seleção Brasileira, incluindo amistosos, eliminatórias da Copa e, claro, o próprio evento em 2026.
A Globo deteve os direitos de transmissão do último ciclo e tem preferência para renovação do contrato. Dessa maneira, a primeira negociação será com a emissora e, caso se chegue a um acordo, não será necessário processo de licitação.
Contudo, preferência não é garantia, visto que há interesse de agências de marketing. Caso uma delas ganhe, podem negociar os direitos com a própria Globo ou outros canais.