BusinessTimes

Globo pode amargar mais uma perda e ficar sem importante fonte de receita; entenda

13 mar 2023, 17:28 - atualizado em 13 mar 2023, 17:28
brasil seleção brasileira copa do mundo catar qatar munial hexacampeonato hexa fifa cbf
Globo tem concorrência para angariar direitos de transmissão da Seleção Brasileira (Imagem: Divulgação/ CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou o processo de comercialização dos direitos de transmissão da Seleção para o ciclo de quatro anos, até a Copa do Mundo de 2026. Segundo a coluna de Rodrigo Mattos, no Uol, a Globo tem concorrência de agência da Arábia Saudita e dos EUA pela seleção.

Segundo a coluna, o objetivo do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, é conseguir o melhor preço possível por um pacote com todas as transmissões da Seleção Brasileira, incluindo amistosos, eliminatórias da Copa e, claro, o próprio evento em 2026.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

A Globo deteve os direitos de transmissão do último ciclo e tem preferência para renovação do contrato. Dessa maneira, a primeira negociação será com a emissora e, caso se chegue a um acordo, não será necessário processo de licitação.

Contudo, preferência não é garantia, visto que há interesse de agências de marketing. Caso uma delas ganhe, podem negociar os direitos com a própria Globo ou outros canais.

Devido ao cenário ainda incerto sobre os direitos de transmissão, é possível que o jogo do Brasil x Marrocos, no dia 25 de março, às 19h, passe por uma negociação pontual para a transmissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Futebol na Globo

A Globo já ficou sem transmitir outros campeonatos após perder o processo de licitação, como foi o caso da Libertadores, que foi transmitida pelo SBT entre 2020 e 2022.

Apesar de ter perdido os direitos de transmissão da Conmebol Libertadores na TV fechada, o campeonato está de volta para a Globo na TV aberta, que ganhou a licitação que estava sendo disputada com o SBT. A Globo poderá transmitir 25 jogos por ano, durante o ciclo 2023-2026.

Além da Libertadores, a Copa do Brasil, Brasileirão, entre outros campeonatos estaduais, continuam na grade da emissora.