BusinessTimes

Globo: Depois de prejuízo com a Copa do Mundo, emissora aposta em evento próprio para lucrar

10 jan 2023, 19:00 - atualizado em 10 jan 2023, 6:59
Copa do Mundo deixou a Globo no prejuízo, mas BBB23 deve ser a salvação para o bolso da emissora de TV (Imagem: Gshow/Divulgação)

Após fechar a Copa do Mundo do Catar com prejuízo, a Globo tem tudo para reverter as adversidades financeiras com um grande evento da própria emissora. Na próxima semana, no dia 16, começa o Big Brother Brasil, um dos programas de maior audiência da televisão brasileira e de engajamento nas redes sociais.

Por esses dois motivos, a emissora carioca fechou pacotes de patrocínio com mais de 30 empresas antes mesmo do início do programa. As marcas, entre elas uma quantidade considerável de gigantes do varejo, serão patrocinadoras fixas ou promoverão ações avulsas dentro do programa.

O BBB23 deverá ser a edição do reality show mais rentável para a TV Globo, gerando pelo menos R$ 800 milhões, segundo informações publicadas pelo Portal IG. O programa terá três meses de duração, com término previsto para abril.

Copa do Mundo deixou Globo no prejuízo

Já o maior evento de futebol do mundo, realizado no Catar no fim do ano passado, foi amargo para os brasileiros, com a seleção brasileira sendo eliminada nas quartas de finais e para o bolso da Globo.

Isso porque o contrato para a transmissão da última edição da Copa do Mundo foi fechado entre a emissora e a Fifa antes da escolha do país como sede da competição. A Globo até conseguiu lucrar com a Copa no Brasil, em 2014, e tinha boas perspectivas de futuro.

Foram acordados US$ 90 milhões por ano, cerca de R$ 468 milhões anuais, quase R$ 1,9 bilhão a cada 4 anos. Porém, os valores foram fechados antes da pandemia de covid-19. Entretanto, uma briga judicial entre as partes rendeu uma multa de US$ 30 milhões para a Globo, aumentando o valor para cerca de R$ 621 milhões anuais por quatro anos.

Com exclusividade de transmissão da Copa do Catar na TV aberta, a Globo conseguiu vender mais de R$ 1 bilhão em cotas de publicidade. Porém, segundo apuração do site “Notícias da TV“, alguns valores explicam essa operação no vermelho, já que cada cota na TV foi vendida por R$ 175 milhões.

Apesar de arrecadar a cifra bilionária com publicidade, era previsto que a Globo pagaria à Fifa US$ 90 milhões (cerca de R$ 440 milhões) em 2022 pelo contrato do evento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar